Exclusivo: Presidente do Conselho Municipal de Saúde afirma que Prefeitura de Patos não vem prestando contas dos recursos recebidos durante a pandemia. Ouça;



O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos-CMS, Claudemir Bento, confirmou com exclusividade a produção do jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM 97.9, que a Prefeitura de Patos não vem prestando contas ao conselho, dos gastos efetuados na saúde do município durante a pandemia do covid-19, além de outras irregularidades cometidas no enfrentamento da pandemia.

Entre os problemas apresentados por Claudemir, estão o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, para destinação de R$ 80 mil reais por meio da portaria 1.579, do dia 19 de junho de 2020, com o objetivo de viabilizar um Centro de Atendimento para enfrentamento ao covid-19, sem que as unidades básicas de saúde de Patos atendam aos requisitos necessários para esse tipo de atendimento.

“Esses centros para enfrentamento ao covid tem que ter um espaços específicos para isolamento, sala própria, e nenhuma unidade de saúde de Patos tem estrutura para isso. O que nós estamos entendendo é que estão acontecendo esses credenciamentos apenas para que o município receba o dinheiro, mas que não vai ter esses espaços funcionando”, disse Claudemir.

O presidente do conselho também confirmou a não prestação de contas dos recursos na ordem de R$ 60 mil reais, referentes a criação de quatro unidades âncoras para atendimento a covid-19, que não estão atendendo as necessidades existentes na população de Patos.

“O município escolheu quatro unidades de saúde que já existem e transformou em âncoras, inclusive muito mal distribuídas geograficamente, já que a cidade tem quatro DGAs, e não ficou especificamente uma para cada DGA”, explicou ele.

Ele assegurou que manterá o papel do Conselho Municipal de Saúde em informar dos recursos informados e não informados ao conselho, e que irá cobrar as devidas responsabilidades quanto a aplicação dos recursos, junto aos órgãos de fiscalização. Ouça;

Presidente do Conselho Municipal de saúde-Claudemir Bento

A produção do Patosonline.com tentou contato com o Secretário de Saúde do município José Francisco de Sousa, (Zeca), mas até o fechamento da matéria não havíamos recebido os esclarecimentos necessários. O espaço está aberto para os esclarecimentos necessários.

Por Genival Junior-Patosonline.com