Ex prefeito de Santa Terezinha recebe atestado de Ficha Limpa. Veja



"RuiNo momento em que a corrupção, câncer social, responsável pela maioria dos problemas sociais em nossa nação é fato público e notório em vários segmentos da sociedade brasileira em especial, na esfera política e é manchete na maioria dos órgãos de imprensa de nosso país, Dr. Rui Nóbrega Pontes, médico e ex-prefeito do município de Santa Terezinha, no Alto sertão Paraibano, recebera do Tribunal De Contas do Estado, o atestado de boa conduta administrativa, em resposta de uma fiscalização minuciosa em suas prestações de contas, exercício 2008, quando prefeito daquela cidade.
 
Isso, por si só, já era motivo para comemoração de todos os que defendem a democracia e de toda a população daquele município, porém, uma coisa diferencia esse fato, o próprio Dr. Rui Pontes solicitou do Tribunal essa inspeção, que teve diligência no período de 06 a 10 de Julho de 2009, cujo relatório de avaliação de obras compreendia, dentre outras, a reforma da Prefeitura Municipal, a construção de calçamento e meio fio ao acesso do Assentamento Dom Expedito, a perfuração de diversos poços artesianos (Convênios FUNASA n° EP 2037/05 e 2129/05), a construção de 11 (onze) cisternas e 19 (dezenove) privadas higiênicas, que somaram R$880.864,04, representando uma amostragem de 100% das despesas realizadas pelo município em obras públicas no exercício de 2008.
 
O resultado é que, segundo Oficio de n° 0046/12, o Tribunal Pleno do TCE julgou regulares as despesas com todas as obras vistoriadas nos presentes autos incluindo as obras de construção de calçamento e meio fio nas ruas Mineu Leite (trecho do cemitério) e Rua da Secretaria de Ação Social, da Praça e Pátio da Garagem Municipal. Decisão que foi comunicada ao TCU – Tribunal de Contas da União – e feita representação à Procuradoria Geral De Justiça.
 
Essa Decisão revela em sua essência, um Atestado de Ficha Limpa para o Dr. Rui Pontes que desponta como referência, modelo para a classe política paraibana e brasileira, revelando que a representação política não pode separar-se do compromisso e da inteireza moral exigidos no exercício de cargos e responsabilidades, e, mais ainda, a solução de problemas sociais não é uma simples questão de estratégias ou uso de ações populistas com tratamento assistencialista, de questões e realidades que clamam por mudanças estruturais mais radicais. Há uma capacidade e horizonte de interpretação da realidade, em busca de soluções e respostas, que ficam comprometidos quando falta densidade moral na conduta e nos juízos de valor.
 
A responsabilidade da autoridade política só é correta e fecunda, quando o poder é exercido em espírito de serviço, o que, a partir dessa decisão, é elemento que indiscutivelmente caracteriza a administração de Dr. Rui Pontes e o torna exemplo para qualquer pessoa que deseja ser administrador público em nosso querido Brasil.
 
Eis a importância de veicular de forma noticiosa acontecimentos que terão como função estimular com positivismo a esperança de termos melhores dias, com progresso e uma governabilidade sustentável.
 
Edinho Trajano e Rita Bizerra de opbnews