EUA: Homem de 67 anos abre fogo em clínica médica; 1 morre e 4 ficam feridos



Um homem de 67 anos foi preso acusado de matar uma pessoa e ferir outras quatro em uma clínica médica em Buffalo, na região de Mineápolis, no estado americano de Minnesota, nesta terça-feira (9).

Gregory Paul Ulrich é suspeito de abrir fogo na clínica, da qual, acredita-se que ele já foi paciente.

A mídia local relatou que uma explosão acompanhou o início dos tiros, mas as autoridades disseram que não puderam confirmar imediatamente os relatos. O jornal Minneapolis Star Tribune, citando um áudio de despacho de emergência, disse que uma bomba explodiu na clínica cerca de 30 minutos após o incidente.

O chefe de polícia de Buffalo, Pat Budke, disse a repórteres que os investigadores acreditam que o suspeito, um residente de Buffalo de longa data, agiu sozinho e destacou a clínica por causa de um rancor pessoal contra a instalação ou sua equipe.

“A história que temos como departamento com esse indivíduo torna mais provável que este incidente tenha sido direcionado àquela instalação ou a alguém nela”, disse Budke.

O chefe de polícia se referiu a um “conflito” passado não especificado que o suspeito teve com provedores de saúde locais.

Ulrich deve comparecer para julgamento do caso na quinta-feira, disse a polícia.

Cinco pessoas feridas por tiros foram transportadas para hospitais da área, disse a executiva da Allina Health, Kelly Spratt, em entrevista coletiva. Spratt não quis dizer se as vítimas eram pacientes ou funcionários da clínica.

Uma das vítimas morreu mais tarde, de acordo com Christine Hill, porta-voz do Hennepin County Medical Center, em Mineápolis. Três outros foram listados em condições críticas, mas estáveis, no Hospital North Memorial, nas proximidades de Robbinsdale, informou a rede de televisão KMSP.

O vídeo da clínica transmitido pela KMSP-TV mostrou várias janelas da frente quebradas e uma cadeira de rodas vazia na calçada perto da entrada após os tiros.

Por Rich McKay, da Reuters

Foto: Wright County Sheriff Office/ Reprodução