Estado da PB e gestão de Patos pactuam públicos que vão receber vacina contra Covid-19



A gerente da 6ª Regional de Saúde, Fernanda Érica, juntamente com a coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes, estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 09, com o gestor municipal de saúde de Patos, Eisenhower Segundo Brito.

O encontro tratou da pactuação dos setores da saúde que receberão a vacina contra a Covid-19, cuja quarta remessa chegou a Patos nesta segunda-feira 08.

Além das 1.517 doses para a segunda aplicação nos profissionais linha de frente que foram vacinados mês passado, e que precisam receber a nova dose para que o corpo crie os anticorpos necessários para barrar o coronavirus, Patos também recebeu 454 doses para imunizar idosos com 90 anos ou mais e 274 para profissionais de saúde.

Foi em cima desse número (274) que foi feita a pactuação, a exemplo das outras três remessas, sempre atendendo o fluxo da programação do PNI – Programa Nacional de Imunização. A gerente Fernanda Érica pediu ao secretário municipal de Saúde, Segundo Brito, a ampliação da atual equipe de vacinação do município, para que não haja algum tipo de transtorno, em especial àqueles que já receberam a primeira dose mês passado, que necessitam tomar a segunda entre 14 a 28 dias.

As 274 doses serão direcionadas aos profissionais de laboratórios que realizam coleta de Swab (RT PCR), IPC, coveiros, profissionais de saúde prisional, farmácia básica e do Hospital Day. Fernanda Érica pediu a inclusão, tendo ficado pactuado com o município de Patos, de alguns setores da 6ª Gerência que tem contato direto e diário com o público externo, para que possam também ser vacinados. São os casos do CEDMEX – Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais e o NAF – Núcleo de Apoio Farmacêutico.

Assessoria