• Dra Milena
Gerais

Escritor Irani Medeiros publica livro sobre vida e obra do Gênio do Sertão, o poeta Inácio da Catingueira. Vídeo

ÓTICAS GUIMARÃES

O Blog do Jordan Bezerra entrevistou com exclusividade na manhã desta terça-feira (4) de janeiro de 2022, o escritor, poeta, filósofo, pesquisador, biógrafo e jornalista Irani Medeiros, de 60 anos, que nasceu em Pombal-PB, mas reside há muitos anos na capital João Pessoa.

Seu Irani escreveu e publicou 23 livros como; Pinto de Monteiro, O Bardo do Cariri, Belarmino de França, Um Trovador do Sertão, Fabião das Queimadas, de Vaqueiro a Cantador, Chica Barrosa, A Rainha Negra do Repente, para citar alguns e, por último e um dos mais esperados, o do poeta escravo e analfabeto, porém genial, Inácio da Catingueira.

O livro foi lançado no final no ano de 2021 com o nome: INÁCIO DA CATINGUEIRA: O PANDEIRO DA LIBERDADE.

“Na verdade Inácio sempre esteve na minha há linha de pesquisa, e sempre manifestei o desejo de escrever sobre Inácio, um grande poeta conhecido no Brasil e no mundo inteiro por sua genialidade. Essa pesquisa durou em torno de três anos para que eu conseguisse reunir quase tudo sobre Inácio da Catingueira. Claro que tive dificuldade de encontrar material como texto, fotos, porque não existe fotos de Inácio, muito menos de Romano, com quem ele participou do famoso desafio em Patos, no ano de 1874. Outra questão fundamental é que pesquisadores do Brasil e do mundo sempre despertaram interesse em estudar a obra de Inácio. Ele é considerado um gênio da poesia popular”, diz trecho da entrevista.

Quem quiser adquirir o livro é só ligar para o escritor: 83-98714-0954

O material na íntegra você assiste no vídeo abaixo, onde Irani fala detalhes da vida e da obra de Inácio da Catingueira e sobre sua vida na cultura popular. Veja:

Blog do Jordan Bezerra


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo