ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O REPRESENTANTE DA ONG “CHE” INTERNACIONAL DAVID GILES EM SUA VISITA A PIANCÓ.



O piancopb.com fez uma visita a 2ª Igreja Batista na cidade de Piancó, onde estiveram em visita um representante da ONG PDCI (Programa de desenvolvimento comunitário Integrado), uma união Cristã entre todas as entidades que visa a melhoria e qualidade de vida do ser humano. E temos o Pastor Tarcisio em Piancó que está diante desse grupo que vem dando os primeiros passos na construção desse projeto tanto em Piancó como em algumas cidades circunvizinhas. Foram dois americanos um é chamado por Steve Palich e o outro David Giles, do qual nos concedeu uma entrevista toda em espanhol, e abaixo traduzimos para o português.

Piancopb- Caros irmãos, qual  foi sua missão nesta viagem para o Brasil. Como foi a missão para vocês nesta cidade de Piancó?

Steve Palich- Para mim, foi muito bom sobretudo as pessoas que estamos mantendo contato nos receberam com muita satisfação e muito amor nesta terra. Sou membro da organização CHE (Evangelismo Comunitário de Saúde) é um melhor modelo de práticas para a integração de evangelismo e discipulado com desenvolvimento baseado na comunidade. Fico feliz pelo acolhimento que recebemos nesta cidade de Piancó.

Piancopb- Qual sua experiência diante de suas viagens pela Africa, Brasil e Estados Unidos, com referência ao CHE (Comunity Hability Egangelism), com relação aos países mais pobres. Como está sendo sua missão diante do PDCI (Programa de Desenvolvimento Comunitário Integrado) no mundo de hoje?

Steve Palich-Temos visto que o PDCI ajuda primeiro as  comunidades para que possam ser ajudadas entre si mesma, para que possam levantar o animo a partir das pessoas envolvidas, por que aprendem coisas práticas para que tenha uma vida mais saudável. E partir daí eles passam a ajudar a seus amigos e amigas. E com relação a missão estamos buscando sempre inovar um espírito de humanidade, especialmente a África onde o índice de pobreza é grande, mas é um povo confiante e esperançoso no Senhor Jesus. Já no Brasil, temos um povo cheio de fé, dedicação e muita vontade de vencer os desafios a partir da luz do evangelho que é a única fonte de amor e misericórdia para com toda a humanidade. Como seus embaixadores estamos comprometidos com os pobres e marginalizados, afirmamos seu valor, chamá-los para ser filhos de Deus pela fé em Cristo e buscar a libertá-los de desprezo e desespero.

Piancopb- Qual sua região dos Estados Unidos?

Steve Palich- Nós dois moramos em Indiana, fica a quatro horas de Chicago, é uma região bastante fria, onde habitamos fica mais localizado no centro dos Estados Unidos.

 

Piancopb- Há algumas semelhança entre a fé cristã americana e brasileira na busca constante pela salvação?

Steve Palich– Há uma grande necessidade das pessoas buscar a Deus, e principalmente por que elas precisam de uma mudança interior em seus corações, isto é, que seja uma conversão verdadeira e inovadora em vossas vidas. Transformar nossos princípios, por que devemos seguir a Jesus Cristo, com base numa vida mais pura, sã, permanecer em perfeita harmonia com os vizinhos, e isso é uma necessidade tanto lá como aqui, sente a mesma necessidade.

Piancopb-  Como surgiu o Programa de Desenvolvimento Comunitário Integrado no mundo. Como surgiu esse movimento? Qual sua principal função? E como atrair mais as pessoas para as pegadas de Cristo, no mundo de hoje?

Steve Palich- Tudo passa pela transformação do ser humano, e depois quando houver um grupo onde a pessoa começa a se modificar o seu comportamento. Na realidade, são pessoas que trabalham juntas e unidas procurando fazer com que aja crianças mais saudáveis, pessoas mais sadias sem doenças, mas depois que ao passar por toda a comunidade aos poucos vão crescendo o projeto do “Programa de Desenvolvimento Comunitário Integrado” mudando sua forma de vida para se torna uma comunidade de amor, onde há caridade há entendimento, paz o Shalom de Deus.m Assim passar a ter uma boa relação entre o “Eu” e “Deus” criando espaço de liberdade para com o próximo.

Piancopb-  Quantos dias vocês vieram para permanecer em Piancó?

Steve Palich- Chegamos Segunda-Feira  a noite, para um período de três dias de missão. O nosso intuito é visitar as entidades que adotam esse projeto para saber como está indo o desenvolvimento nas cidades que aderiram ao programa (PDCI) que por sua vez é o Val que está como capacitador aqui no Brasil.

Piancopb-  Dê suas considerações finais aos irmãos cristãs espalhados por essa cidade de Piancó e todo o povo de Deus?

Steve Palich- A mensagem principal que desejamos que saibam é compreender que Deus nos ama e quer o seu amor para todos nós. Ele almeja que vivemos uma vida em santidade tanto mentalmente como fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Nós somos um conjunto como por inteiro, não somos separados, estamos unidos. E poderemos ter uma vida melhor consigo mesmo e com todos os seus semelhantes. Participação de Dadid Giles:”Temos que desfrutar muito da graça de Deus, e quero compartilhar desse momento com todos dessa cidade, pois acreditem que Deus nos ama, para que mais uma vez possamos também amar uns aos outros, e que ninguém empeça que vivamos em Paz”.

Visite o site www.piancopb.com  e veja a entrevista na integra em vídeo.