Encaminhamentos surgem de Audiência Pública que debateu as Políticas Públicas para Saúde em Patos



A pedido do vereador Fernando Jucá e da vereadora Nadir Rodrigues, foi realizada na noite desta segunda-feira (17), Na Câmara Municipal de Patos, Audiência Pública para tratar da Saúde do Homem e da Mulher, com foco nas ações desenvolvidas dentro das Campanhas Novembro Azul e Outubro Rosa.

A partir do debate, que se tornou bastante amplo à medida que os participantes foram apresentando suas ideias, diversas pautas serão encaminhadas para apreciação dos parlamentares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a fim de que novos projetos e requerimentos possam chegar às autoridades competentes e contribuir para a busca por soluções para a Saúde no município de Patos.

O vereador Fernando Jucá disse que esta audiência foi uma das mais proveitosas realizadas este ano pela Câmara de Vereadores.

“Esta foi uma das melhores audiências que nós já tivemos aqui nesta Casa, onde contamos com a presença de vários profissionais altamente qualificados, que nos apresentaram palestras muito boas e, sobretudo, deram a sua contribuição não apenas elencando os problemas, mas também apontando soluções para eles e, através dessas sugestões nós vamos elaborar os documentos com as questões debatidas e com as propostas que foram listadas e encaminhá-las as autoridades competentes”, enfatizou.

Jucá ainda listou algumas das propostas que foram apresentadas durante os pronunciamentos. “Dentre as propostas apresentadas, destacamos a criação do Hospital de Trauma do Sertão como unanimidade entre os participantes; a implantação de um serviço especializado para as pessoas com ‘pé diabético’; a instituição de uma Secretaria de Políticas Públicas para a Saúde do Homem; o funcionamento das UPAS; uma possível conversão do Centro de Saúde Maria Marques em Hospital Dia, após essas UPAS começarem a funcionar; e a criação de um Centro de Recuperação para o Menor Infrator, entre outras”, elencou.

Atendendo a solicitação dos vereadores, participaram da audiência como palestrantes e também com contribuições importantes a discussão os médicos Eliseu de Melo Neto, que falou sobre “As Políticas Públicas para a Saúde do Homem; Jânio Rolim, que falou sobre a questão do “Pé Diabético” e também fez várias intervenções durante as discursões; Klauber Marques, que falou sobre “Doenças Cardiovasculares” e suas complicações e implicações e; a médica Iak Sodara, que falou sobre “O Câncer de Mama e do Colo do Útero”.

Também participaram deste momento o chefe de Gabinete da Prefeitura de Patos, Jackson Lucena, representando a prefeita Francisca Motta; a secretária adjunta de Saúde Sheila Pereira e a coordenadora de Atenção Básica do Município, Sandra de Lourdes Teixeira, representando a secretária Ilana Motta; a Tenente Layla, representando o 3º BPM; e a senhora Geruzia Delfino, representando o Grupo Amigas Viva a Vida.

O urologista Eliseu de Melo Neto cobrou mais recursos voltados para a Saúde do Homem, disse que há a necessidade de mais avanços para a saúde como um todo e avaliou como muito positiva a discussão.

“Falta investimento, falta criar mais vagas, melhor estrutura e se ter um olhar mais cuidadoso com a Saúde, porque estamos tratando de vidas e, mesmo com os problemas enfrentados pelos gestores, nós temos que avançar. E, eu acredito que todas as discussões postas hoje vão trazer propostas e, o que dessas propostas contribuir para evitar a mortalidade já está de bom tamanho e possam trazer benefícios para a comunidade, principalmente para os mais simples e os mais pobres”, ressaltou.

O trabalho foi conduzido pela presidente da Câmara Municipal, Nadir Rodrigues e contou com a presença dos vereadores Fernando Jucá, Diogo Medeiros, Claudia Leitão, Isis Karla e Sales Junior, além dos servidores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, para quem foram especialmente direcionadas as palestras da noite.

Saúde do Servidor

Esta segunda-feira (17), foi completamente voltada para a Saúde, pois, além deste importante momento vivido durante a audiência, no período da manhã a Casa Juvenal Lúcio de Sousa recebeu a visita de diversos profissionais da Saúde que ofertaram serviços como teste de glicemia e audiometria para os servidores da Casa.

A ação, segundo a presidente Nadir Rodrigues, era um compromisso de sua gestão e foi realizada a partir de parcerias com a Secretaria de Saúde de Patos, que disponibilizou profissionais do NASF I e de outros órgãos para o atendimento e o SESI Patos, que trouxe para a Câmara a Unidade Móvel de Audiometria Ocupacional e realizou exames nos servidores do setor de Atas da Casa.

 

Ascom  – Câmara Municipal de Patos