• Dra Milena
Gerais

Em Patos, secretária de Saúde do Estado confirma que a Paraíba tem um caso em investigação para varíola dos macacos

ÓTICAS GUIMARÃES

A Paraíba investiga um caso suspeito da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade de João Pessoa. A informação foi confirmada pela secretária de saúde do estado, Renata Nóbrega, em visita à cidade de Patos na última sexta-feira (19) para entrega dos equipamentos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro.

Perguntada sobre quais medidas estão sendo tomadas para possíveis casos da doença no estado, Renata afirmou que a SES está se antecipando e já preparou o seu plano de ação para administrar ações de prevenção e controle dos possíveis casos que apareçam dessa doença que tornou-se a nova emergência de saúde global, segundo a OMS.

“A Paraíba já está com o seu plano de ação referente a organização da varíola dos macacos, a monkeypox, então nós já estamos com a rede organizada para, mediante casos suspeitos, já se tenha toda uma organização da assistência para que se faça a coleta do material e também esse material vai para a referência do Rio de Janeiro para que se faça a avaliação. Entendendo que, o número de hospitalizações é bem menor nessa questão da varíola do macaco, mas a importância das medidas de prevenção, inclusive do uso de máscaras e lavagem das mãos, frequentemente utilizadas. A Paraíba até o momento só tem um caso em investigação, que é do município de João Pessoa”, revelou a secretária.

Este é o terceiro caso suspeito de varíola dos macacos no estado, os outros dois foram descartados após resultados dos exames, segundo informou a SES.

Por Wânia Nóbrega – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo