Mundo

Em Patos-PB, Irmã Católica que atua em vários países faz relato do caos vivido pelos argentinos. “Agora impera o analfabetismo, o desleixo na educação e saúde”. Ouça

Não são raros os relatos de famílias argentinas procurando diariamente alimento no lixo em arredores das cidades do país sulamericanso que foi considerado por alguns no passado como a "Suíça das Américas”

ÓTICAS GUIMARÃES

Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de outubro, a Irmã Maria Dulce Adams, Superiora Geral da Congregação Internacional Filhas do Amor Divino, que atua em mais de 20 países, veio diretamente de Roma, na Itália, cumprir agenda de visita às irmãs aqui da cidade de Patos.

Em coletiva de imprensa, Irmã Maria Dulce Adams falou sobre os trabalhos feitos pelas Filhas do Amor Divino em todos os 21 países em que fazem parte, sobre educação, Guerra na Ucrânia e sobre os detalhes da sua visita à Patos.

Mas um dos pontos que mais chamou a atenção, foi o relato da religiosa sobre alguns países da América do Sul, especialmente da nossa vizinha Argentina. “É um lugar de muita necessidade; é mais pobre do que na África”, exclamou a Irmã Maria Dulce Adams.

Segundo a Irmã, na outrora próspera e falada Argentina, agora impera o analfabetismo, o desleixo na educação e saúde: “Os hospitais são todas umas sucatas, fui uma vez, o médico tava operando, chovia, e a chuva caia lá, caia aqui, e só tinha um pedaço de teto bom e fazendo a cirurgia … .tudo preto….”, relatou a Madre Superiora. 

Outro país sulamericano que as irmãs estão tendo dificuldade de cuidar do mais carentes está sendo a Bolívia. Lá, segundo disse Irmã Maria Dulce, as religiosas foram proibidas de atuarem nas escolas do referido país. 

O governo do país passa por uma grande turbulência política e econômica depois de inúmeros erros na gestão. Além de enfrentar a pressão das ruas, o presidente, Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner já discordaram publicamente de saídas para resolver os problemas econômicos. A vice defende uma intervenção maior na economia para mitigar os efeitos da crise junto à população de menor renda. Fernández não concorda. 

A situação econômica tem feito com que a população realize protestos, além de produtores rurais, que também enfrentam escassez de diesel e problemas nas cadeias de suprimentos da Argentina. Milhares de manifestantes argentinos se reuniram nas ruas e cobram do governo uma solução para os vários problemas enfrentados.

Não são raros os relatos de famílias argentinas procurando diariamente alimento no lixo em arredores das cidades do país sulamericanso que foi considerado por alguns no passado como a “Suíça das Américas”.

Ouça abaixo o relato emocionante da Irmã sobre a Argentina:

Irmã Maria Dulce Adams, Superiora Geral da Congregação Internacional Filhas do Amor Divino – Áudio: Higo de Figueiredo/Rádio Espinharas

Patosonline.com 

Áudio de Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)  

Informações complementares do Poder360


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo