Em Patos, médico patologista esclarece dúvidas relevantes sobre exames clínicos da COVID – 19



O médico patologista Dr. André Luiz de Oliveira, que tem residência médica em patologia clínica e medicina laboratorial pelo Hospital Albert Einstein (São Paulo), com larga experiência em diagnóstico, além de ser diretor do Laboratório Maurílio de Almeida, em Patos, concedeu entrevista no final da tarde desta quinta-feira, dia 04, ao Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM 97,9.

Dr. André Luiz foi convidado para esclarecer as dúvidas mais relevantes diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19. Várias pessoas estão preocupadas com exames clínicos que confirmam a doença e também após ficarem curadas e não apresentarem mais sintomas algum. Dr. André falou sobre testes rápidos, exame IGG e IGM, casos assintomáticos, necessidade de testagem em massa e outros assuntos.

O médico patologista se mostrou preocupado com o número de pacientes assintomáticos, ou seja, aqueles que tem a COVID – 19, porém, não apresentam sintomas e colocam as pessoas do seu convívio em risco de contaminação. As falhas nos testes rápidos, de acordo com Dr. André, dizem respeito ao tempo de encubação do vírus no paciente acometido. O médico relatou que o exame mais eficaz é mesmo o sorológico.

Perguntado sobre o exame IGG e IGM, aquele que é mais eficaz na detecção do vírus ativo no organismo e se o paciente considerado curado já não é mais um transmissor em potencial, o médico orientou sua realização, porém, devido ao custo, nem todos podem realizar. Dr. André relatou que mesmo o paciente que não apresentar mais nenhum sintoma após o período considerado de cura, se faz necessária a quarentena por precaução.            

O Município de São José do Sabugi, sertão paraibano, recebeu elogios ao realizar teste em massa para pacientes vulneráveis e aplicar cuidados mais específicos para essas pessoas. Dr. André Luiz falou da importância do isolamento social e dos cuidados necessários para evitar problemas maiores na saúde dos pacientes acometidos pela COVID – 19.

OUÇA entrevista na íntegra:


Jozivan Antero – Patosonline.com