Locais

Em Patos: Ifan realiza Seminário de Planejamento para Plano Municipal pela Primeira Infância

ÓTICAS GUIMARÃES

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou durante os dias 23 e 24 de novembro, o Seminário de Planejamento Estratégico do Plano Municipal pela Primeira Infância que reuniu o Comitê Municipal Intersetorial pela Primeira Infância, diversos secretários municipais e representantes de organizações da sociedade civil.

O momento foi ministrado pelo Instituto da Infância – Ifan e teve como finalidade fortalecer um pouco mais o olhar sobre o que deseja para as crianças de 0 a 6 anos do município, nos próximos anos.

Nos dois dias de encontro, os servidores da cultura, educação, saúde, assistência social, meio ambiente, Procon, STTRANS,  conselho tutelar e de outros setores da administração municipal foram convidados a pensar sobre os desafios de natureza específica e intersetorial que a gestão pública precisa enfrentar para garantir mais qualidade à sua primeira infância.

A superintendente executiva do Ifan, Luzia Laffite, relatou que o município já vem realizando encontros de forma online e esta etapa de trabalho de forma presencial auxiliará ainda mais para a construção do Plano da Primeira Infância de Patos.

“Já estamos há dois meses  trabalhando paulatinamente com o município. Já fizemos uma etapa que foi o diagnóstico da primeira infância e agora estamos construindo as ações estratégicas do plano e no futuro, bem breve, estaremos realizando a redação do plano. A meta do município é que até o final do ano o plano seja publicado”, comentou.

Luzia ainda destacou os diversos pontos que foram discutidos que ajudarão ainda mais o município a investir e melhorar ainda mais a vida das crianças, principalmente aquelas de 0 a 6 anos como: ampliar o número de vagas na educação infantil; melhorar a mobilidade urbana das crianças; garantir maior cobertura vacinal; combater a desnutrição e a obesidade infantil; reduzir a taxa de mortalidade infantil; combate ao racismo; entre outros desafios.

A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, ressaltou a importância da participação do Ifan na construção deste plano, no momento em que a gestão municipal tem trabalhado intersetorialmente no planejamento de ações que promovam uma melhor qualidade de vida para as crianças patoenses.

“Estamos escutando diversos setores da sociedade civil, além das secretarias e todos os órgãos da prefeitura para que a gente possa realmente colocar um plano que seja um plano com a cara de Patos, que seja um plano dentro do território que estamos… escutando as crianças, todos os tipos de infância… e fazendo um plano que seja do perfil do município e que a gente possa executar esse plano”, relatou.

Coordecom


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo