Em Patos, doula pioneira na região inaugura o Espaço Cuidado Materno para gestantes e puérperas



Na noite desta sexta-feira, dia 24, no 9º andar do Edifício Milindra Center, Centro de Patos, a Educadora Perinatal, doula e terapeuta auricular Itaiany Brito recebeu familiares, amigos e clientes para comemorar a realização do sonho de ter um local para promover o que ela já vem fazendo há vários anos, porém agora dispõe de sala especial para melhorar os serviços já prestados para gestantes e puérperas na região.

Assim concretizou-se o Espaço Cuidado Materno. O ambiente é o primeiro da região a ser criado por quem também tem pioneirismo na prestação do serviço de doula, que vem crescendo cada vez mais priorizando resgatar o protagonismo da mulher em seu parto. Itaiany Brito tem mais de 100 mulheres que receberam sua assistência desde a gestação ao parto e outras centenas que tiveram contato com a experiência e o profissionalismo de Itaiany.

Com o avanço das pesquisas e os resultados concretos de melhoramento proporcionado por doulas durante a gestação, parto e puerpério, ficou cientificamente comprovado que a doula tem tido um papel fundamental na vida das famílias que desejam ter filhos. Elas proporcionam redução de 50% nos índices de cesariana; redução de 25% na duração do trabalho de parto; redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural; redução de 30% no uso de analgesia peridural; redução de 40% no uso de ocitocina e redução de 40% no uso de fórceps.

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto: aumento no sucesso da amamentação; interação satisfatória entre mãe e bebê; satisfação com a experiência do parto; redução da incidência de depressão pós-parto e diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.

Itaiany Brito relatou que as famílias e mulheres de Patos e região podem encontrar cuidados de mãe para filho e de mãe para mãe. A doula reafirmou que a ideia surgiu através de rodas de conversas com famílias sobre gravidez, pós-parto, puerpério experiências. São quase três anos de assistência e essa trajetória levou a necessidade de criar o Espaço Cuidado Materno, que vai oferecer auxílio para mulheres que desejam ter um parto diferenciado e seguro, irá oferecer cursos de doula, rodas de conversas, curso sobre aleitamento materno e equipes multidisciplinar para ampliar os serviços ofertados.

A doula é um direito da mulher e tal direito está garantido em lei específica em vigor na região de Patos e é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde que reconhece sua eficácia.

Todas as informações sobre o Espaço Cuidado Materno podem ser obtidas pelo telefone (83) 8818 6648 e pelo Instagram @amoddouda @espaco_cuidadomaterno. O local especial irá funcionar de segunda a sexta-feira a partir das 14h00 e também com agendamentos.

Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno
Espaço Cuidado Materno

Jozivan Antero – Patosonline.com

Entrevista com Itatiany Brito
Isabele Monteiro – Grávida que utiliza os serviços de Itatiany Brito



Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.