Em Patos: Candidatos derrotados querem dinheiro de volta



Eleitores de Patos ligaram ontem para nossa redação para afirmar que vêm recebendo ameaças e pressões para devolverem o dinheiro  a candidatos derrotados nas urnas que teriam dado dinheiro por voto.


 


Um desses casos teria acontecido no São Sebastião, onde um candidato resolveu ir atrás de pelo menos três pessoas pedindo o dinheiro sob alegação de que como ele não tinha sido eleito, era porque o eleitor não tinha cumprido com sua promessa de votar nele em troca do dinheiro recebido, e portanto, queria o dinheiro de volta.


 


De acordo com o denunciante, o valor recebido teria sido de 30 reais. A nossa redação recebeu denúncias de pelo menos mais três candidatos.


 


Uma senhora que não quis se identificar, comentou que ficou com medo das ameaças e mais ainda de denunciar a tentativa de compra de votos. No entanto, ela garantiu que não devolveu o dinheiro.


 


A Justiça Eleitoral lembra que compra de votos é crime tanto para quem vende, como para quem compra.


 


Não custa lembrar a todos os eleitores também que no município de Itatiba, no interior de São Paulo, o eleitor Raimundo Nonato da Silva foi detido em flagrante e condenado por compra de votos.


 


Inconformado com a decisão, ele interpôs Agravo de Instrumento (AG 9036) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A pena imposta pelo crime eleitoral foi de prestação de serviços à comunidade.

De acordo com os autos, no dia 1º de outubro de 2006 (dia da eleição) Nonato teria dado, oferecido e prometido a diversos eleitores o valor de R$10 em troca de votos para o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), ao deputado estadual David Zaia (PPS) e à candidata a deputada estadual, não eleita, Marina Bredariol (PPS).

A Representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral e a decisão condenatória do TRE-SP, por maioria de votos, reformou parcialmente a sentença do juiz eleitoral do município, que condenava Nonato à pena de cinco anos de reclusão.


 


Jornal Itatiunga