Politica

Em Brasília, PDT lança pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência

Convenções oficiais ocorrem entre julho e agosto; partido também celebra centenário de Leonel Brizola, nome histórico da legenda.

ÓTICAS GUIMARÃES

O PDT realizou nesta sexta-feira (21) sua convenção nacional e deu início à pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A pré-campanha foi lançada oficialmente durante evento da legenda em Brasília.

Ciro concorreu à presidência em 2018 e acabou a campanha em 3º lugar, com 12% dos votos no primeiro turno. No evento desta sexta, a legenda divulgou os slogans “a rebeldia da esperança” e “Prefiro Ciro”.

Apesar do lançamento da pré-campanha nesta sexta, as convenções partidárias para escolher oficialmente os candidatos estão previstas para o período entre 20 de julho e 5 de agosto. Também é durante esse tempo que as siglas deverão deliberar sobre coligações.

Ciro abordou os principais temas do que deve ser seu plano de governo. Em longo discurso, o agora pré-candidato do partido focou especialmente em pontos econômicos, com críticas ao o tripé macroeconômico, adotado em 1999 e composto pela meta de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal; e ao teto de gastos, itens que atualmente são considerados a base e a âncora fiscal da economia brasileira.

Centenário de Brizola

O PDT também celebra em 2022 o centenário do nascimento de Leonel Brizola. O político gaúcho, ex-governador do Rio de Janeiro — à época ainda chamado de estado da Guanabara — é um dos nomes históricos do partido.

A convenção foi realizada um dia antes do centenário de nascimento Brizola, comemorado neste sábado, dia 22 de janeiro, e contou a inauguração de uma estátua do ex-governador na entrada da sede do partido.

Fonte: R7

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo