Mundo

Elon Musk afirma que vai revisar contas brasileiras bloqueadas no Twitter

Comentarista da Jovem Pan News, Roberto Motta, fez um apelo ao bilionário, que respondeu esclarecendo que o caso está em sua lista para revisão e questionou a urgência da situação

ÓTICAS GUIMARÃES

O bilionário Elon Musk, que recentemente comprou o Twitter, afirmou nesta segunda-feira, 14, que está ciente de contas suspensas de políticos brasileiros e que deve dar atenção ao caso. O pedido pra que o executivo pudesse reavaliar as contas bloqueadas veio do comentarista da Jovem Pan NewsRoberto Motta, que fez um apelo a Musk: “Por favor, reserve 10 minutos para se familiarizar com a situação do Brasil e a forma como a liberdade de expressão foi cerceada com a ajuda inadvertida (eu espero) ou (talvez) dissimulada das políticas e ações locais do Twitter”. Musk respondeu na própria rede social, disse que o tema estava em sua lista de revisões e perguntou o quão urgente era o pedido.

A publicação foi compartilhada mais de 15 mil vezes e atingiu mais de 100 mil curtidas na rede. Entre políticos que tiveram constas suspensas na rede social está a deputada federal Carla Zambelli (PL), segundo ela por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O perfil da política está com a seguinte mensagem: “Esta conta foi retida em resposta auma decisão judicial”.

Zambelli também teve a conta bloqueada na rede social Gettr, plataforma de mídia social criada por Jason Miller, ex-auxiliar e porta-voz de Donald Trump. No início do mês os advogados da plataforma acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para restabelecer o perfil e ter acesso ao processo sigiloso do TSE que determinou a exclusão da usuária. O pedido foi negado. Confira abaixo a conversa entre Motta e Musk no Twitter.

Mr. @elonmusk: please take 10 minutes to get acquainted with the situation in Brazil and the way freedom of expression has been curtailed with the (I hope) inadvertent or (maybe) disingenuous help of local Twitter policies and actions.

It’s on my list to review. How urgent is this?

— Elon Musk (@elonmusk) November 14, 2022

Esclarecimento: ontem pedi ao novo controlador do Twitter, Elon Musk, ajuda em relação a casos de brasileiros cancelados e censurados.

Ele pediu, e informei, 2 casos específicos que não envolviam ordens judiciais, mas apenas decisões absurdas de funcionários ou do “algoritmo”.

— Roberto Motta (@rmotta2) November 15, 2022

*Com informações da repórter Carolina Abelin – Joven Pan


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo