Eleições 2020: Janela partidária para os atuais vereadores começa no dia 5 de março



A janela partidária para a troca de partido dos vereadores que vão disputar as eleições 2020 estará vigorando de 5 de março a 3 de abril.

O prazo valerá para os parlamentares mudarem de partido, sem incorrer na possibilidade de perda do mandato por conta da infidelidade partidária.

O desafio para muitos candidatos, no entanto é conseguir formar um bom grupo de candidatos que permitam alcançar o quociente eleitoral, votação necessária para os partidos elegerem um vereador.

Nas eleições de 2016 em Patos, esse quantitativo foi de 3061 votos, número que pode subir ou descer em 2020, a depender de algumas variantes do processo eleitoral.

Muitos partidos ainda não conseguiram viabilizar a formação de um grupo de candidatos, gerando a expectativa de um grande troca-troca de legenda para boa parte dos atuais vereadores patoenses.

Nas eleições desse ano em Patos, cada partido poderá lançar até 26 candidatos a vereador, respeitando a proporcionalidade de pelo menos 30% de candidaturas do sexo feminino.

Em 2016, quando ainda existiam as coligações proporcionais, o número de candidatos era 34, respeitando a mesma proporcionalidade.

Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.