Eleições 2010: Prefeito de JP se consolida favorito




O instituto de pesquisa também quis saber dos eleitores quem, na opinião deles, e independentemente das suas intenções de voto, será o próximo governador da Paraíba. A maior parte dos entrevistados (36%) disse que Ricardo Coutinho será eleito, enquanto 34% das pessoas consultadas disseram que o próximo governador será José Maranhão. Em terceiro lugar, aparece o senador Cícero Lucena (10%). Não souberam informar quem será eleito 19% dos entrevistados e 1% disse que nenhum dos indicados será o eleito. Todos os eleitores abordados responderam ao questionário.

Entre os que acham que Ricardo Coutinho será o próximo governador, 55% são residentes em João Pessoa. Já os que acreditam na reeleição de José Maranhão 61% são moradores da região da Borborema. E a maioria dos entrevistados que acreditam na vitória de Cícero Lucena (12%) estão nas regiões da Mata paraibana e do Sertão. (AG)

25% preferem Cícero no governo

Numa disputa entre Ricardo Coutinho e Cícero Lucena, o socialista seria eleito com 58% das intenções de voto contra 25% do senador paraibano e pré-candidato do PSDB ao governo. O candidato do PSB teria um melhor desempenho contra o tucano em todas as regiões do Estado mesmo Lucena tendo o apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima.

A maior diferença foi em João Pessoa, onde Ricardo recebeu 71% contra 19% de Cícero Lucena. Na região da Mata, o socialista teve 51% contra 31% do tucano enquanto no Agreste o prefeito de João Pessoa obteve 53% e Cícero 22%. No Sertão, Ricardo teve o reconhecimento de 59% dos entrevistados e o senador 28% e, na Borborema, a diferença ainda continuou grande entre os candidatos. Ricardo teve 56% das intenções de voto contra 30% do tucano Cícero Lucena. Se os candidatos fossem Ricardo, Cícero e Veneziano Vital do Rêgo, o prefeito de Campina Grande receberia 20% das intenções, com Ricardo vencendo a 47%. Com 19% Cícero Lucena seguiria como terceiro nome mais lembrado. (AG)

Socialista teria maioria por região

Se a eleição fosse hoje, e o eleitor tivesse de escolher entre Ricardo Coutinho e José Maranhão, o socialista teria a maioria das intenções de votos (confira no gráfico abaixo) por região (47%) contra 41% do peemedebista. Ricardo superaria Maranhão em três das cinco regiões. A maior diferença seria em João Pessoa com 62% contra 25% do atual governador.

No Sertão, a diferença seria de quatro pontos percentuais. O socialista recebeu 49% das intenções e José Maranhão 45%. E no Agreste Ricardo Coutinho recebeu 42% contra 40% do atual governador. Maranhão ganharia na Borborema com 60% dos votos contra 36% do prefeito da capital. Nesse caso, 8% informaram que votariam em branco ou nulo e 4% não souberam responder em quem votariam.

Em uma disputa entre Maranhão e Cícero, a vitória seria do peemedebista com 49% das intenções de voto enquanto que o tucano teria 34%. Na disputa, o atual governador ganharia em todas as regiões da Paraíba. Em João Pessoa, 50% dos entrevistados disseram votar em Maranhão contra 31% de Cícero. Na região da Mata, o peemedebista obteve 56% e o senador, 31%. Já no Agreste e no Sertão, a diferença foi menor em relação aos dois candidatos.
Maranhão recebeu 41% das intenções contra 36% do tucano no primeiro caso, e os sertanejos praticamente empataram a votação com 47% do governador e 41% de Cícero. Dos 812 entrevistados, 11% disseram que votariam em branco ou nulo e 6% não souberam responder. (AG)

 

Jornal da Paraíba