Educação e política são temas centrais durante encontro promovido pela Unidade Popular, em Patos



A Unidade Popular (UP) realizou plenária na tarde deste sábado, dia 14, entre seus filiados, simpatizantes e convidados para discutir mais um tema relevante à sociedade que clama por compreender o momento político vivido pelo Brasil.

A professora Klítia Cimene foi convidada para desenvolver o debate introdutório com o tema educação. Klítia falou sobre o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) que está para ser encerrado em dezembro de 2020. A professora explicou sobre a importância da educação para o desenvolvimento de qualquer nação e destacou os ataques sistemáticos que o Governo Federal vem fazendo, não só aos recursos, mas também aos próprios professores e à estrutura do sistema educacional que alcançou avanços em governos anteriores.

Após a explanação da professora Klítia, os presentes colaboraram com observações e se mostraram preocupados com o nível de ataques promovidos pelo Governo Bolsonaro e seus assessores. O desmonte da educação, a promoção da ignorância faz parte do que existe de mais atrasado e nocivo ao Brasil. “É um governo que demonstra a cada dia que está desconstruindo o que deu certo e criando programas absurdos e desconexos com a realidade social”, disse Klítia.

No segundo momento, a política nacional e local foi pauta. O presidente do diretório Municipal da UP, Emanuel Escarião, introduziu a discussão juntamente com Jozivan Antero. A cidade de Patos e sua instabilidade política causada pelas oligarquias que se revezam no poder local, além da péssima representação na Câmara dos Vereadores, bem como o papel da Unidade Popular para construir uma nova mentalidade sobre a importância da participação dos cidadãos conscientes no processo de renovação dos políticos, deu ao debate a perspectiva de compreender porque se faz necessário o fortalecimento do pensamento crítico em busca de dias melhores na cidade e no país.

A atividade contou com militantes da UP da cidade de Campina Grande que prestigiaram a plenária e deram contribuições significativas para amadurecer o debate. Para a Unidade Popular, a solidariedade e a união das experiências devem acontecer sempre entre todas as cidades e onde existe militância combativa.


Jozivan Antero – Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.