Politica

Economia solidária é pauta de reunião entre representantes de Estado e Município

ÓTICAS GUIMARÃES

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) no gabinete do prefeito de Patos Bonifácio Rocha, uma reunião entre o gestor e representantes da Economia Solidária. Dentre os presentes estava a secretária de Estado de Segurança Alimentar e Economia Solidária Roseana Meira, representantes da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Saúde.

Na pauta foram discutidos pontos como: parcerias para ampliação de grupos de economia solidária; formação do Conselho Municipal de Economia Solidária; e espaços de comercialização de artesanato e agricultura familiar.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Lamarck Leitão, essa reunião marca um importante momento de construção de novos horizontes para a economia solidária, artesanato e agricultura familiar do município.

“Foi uma reunião positiva não só para o município de Patos, mas para o estado como um todo. É uma honra sempre grande receber o Estado em nossa casa, que tem nos dado total apoio. A reunião tratou da economia solidária e para surpresa da própria secretária a gente já está dando seguimento para a composição do Conselho Municipal de Economia Solidária, que foi criado desde 2013 e de lá para cá teve apenas algumas reuniões, mas de fato nunca foi criado esse conselho. Agora a gente tá tendo a oportunidade de criar e colocar realmente Patos no centro do artesanato paraibano,” disse o secretário.

De acordo com a secretária de Estado de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, um dos grandes gargalos que os produtores e os artesãos enfrentam é na comercialização de seus produtos, então uma parceria do poder público, estado e município, são fundamentais para que esse espaço cresça.

“Nós solicitamos essa audiência com prefeito e também representantes aqui do movimento da economia solidária aqui dá de Patos e região, porque entendemos que ser uma pauta importante, e diante da sensibilidade do prefeito para as questões sociais e fizemos essa conversa, uma conversa bastante produtiva,” considerou a secretária.

O coordenador do PROPAC, um dos programas da ASDP, Irenaldo Pereira, considerou que, a partir da reativação do conselho muitos passos serão dados a caminho de uma nova perspectiva de crescimento da economia solidária no município.

“A importância dessa reunião é justamente essa ideia da reativação do conselho de economia solidária, a gente participa com a Ação Social Diocesana de Patos, enquanto entidade de assessoria. É bom porque a gente vai confirmar esse trabalho e além do mais em fortalecer a experiência que se tem aqui em Patos, com a associação dos feirantes da agricultura familiar, a partir da própria feira. Então a gente está aqui também com esse interesse de ver isso fortalecido para que a gente possa ter cada vez mais esse acesso a uma alimentação saudável, e a gente vê que a partir desse espaço político é também uma ocupação importante para que a gente possa ver o crescimento desse trabalho,” comentou Irenaldo.

 

 

Coordecom 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo