ColunistasRodrigo Cézar Limeira

É sempre que o El Niño desfavorece chuvas no semiárido do Nordeste?

ÓTICAS GUIMARÃES

O El Niño clássico ou canônico e o El Niño Modoki têm o mesmo impacto sobre as chuvas do Nordeste, dessa forma colaboram para chuvas muito irregulares na região, principalmente se o fenômeno for de intensidade moderada ou forte, se for de intensidade fraca, os impactos do fenômeno serão menores.

Independentemente da força do El Niño, ao longo do ano, não é sempre que ele desfavorece chuvas no semiárido, final de ano e no mês de janeiro, costuma chover acima da média em muitas localidades do interior do Nordeste com o El Niño configurado, claro que tal fato vai depender também das condições do Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste.

Em 2019 choveu bem em grande parte do semiárido nordestino, isso porque o El Niño no primeiro semestre do ano era fraco, o Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste esquentou muito, o Atlântico Norte, na fase negativa da Oscilação Multidecadal do Atlântico se manteve bem frio e além disso, a Oscilação Maddem-Juliam atuando nas fases 8, 1 e 2 colaborou muito para organizar a convecção, favorecendo a formação de muitas nuvens de chuvas no primeiro semestre do ano sobre o semiárido nordestino.

Créditos:

Texto: Dr. Rodrigo Cézar Limeira


Mostrar mais
 
Botão Voltar ao topo