Dr. Érico preside debate na Assembleia que visa incentivar a doação de órgãos



O deputado estadual Dr. Érico Djan, presidiu na última segunda-feira, 02, na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública, que teve como principal objetivo a discussão sobre a implementação de políticas públicas, para incentivar a doação de órgãos no estado da Paraíba.

O parlamentar, que foi o propositor da audiência, considerou o evento como de fundamental importância, dentro das ações do Setembro Verde, movimento que tem como principal objetivo, a incentivar à doação e transplante de órgãos em todo o estado.

“Já tivemos uma conversa desde o semestre passado com alguns colegas que fazem transplante aqui na Paraíba, uma vez que o Estado tem um baixo número de doação. Então, temos estrutura para realizar, temos profissionais capacitados e, portanto, precisamos potencializar, fomentar e desmistificar esse importante tema”, comentou o deputado.

Além de Dr. Érico, que preside a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa, (ALPB), o evento contou com a participação do Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, que enfatizou a importância das campanhas educativas, no sentido de sensibilizar a sociedade para a permissão da doação de órgãos em casos de morte encefálica dos pacientes.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram realizados na Paraíba, até o mês de setembro deste ano, 131 transplantes no total, sendo 102 de córnea, 18 de rim e 11 de fígado. Já na lista de espera, a secretaria informa que existem atualmente 342 pacientes de córnea, um de coração, sete de fígado e 283 de rins.

Também participaram da audiência pública, os deputados Cabo Gilberto Silva e Trócolli Júnior; o superintendente do Hospital Nossa Senhora das Neves, Luis Renato Liveri; o diretor da Central Estadual de Transplantes da Paraíba, Luiz Gustavo César; o presidente da Associação de Renais Transplantados e Doadores da Paraíba, Carlos Roberto da Silva Lucas; o diretor técnico do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Antônio Pedrosa; o cirurgião transplantador do Hospital Nossa Senhora das Neves, Cláudio Lacerda; e o representante da Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva (Sopami), Igor Mendonça do Nascimento.

Blog do Jordan Bezerra

Com informações, Assembleia Legislativa




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.