Dia Internacional Contra a Corrupção é realizado na Paraíba



Na manhã desta segunda-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) participou de eventos alusivos ao Dia Internacional Contra a Corrupção na Paraíba. O procurador Yordan Moreira Delgado fez parte da comitiva de autoridades que entregou ao governador do estado, João Azevedo, projeto de lei, formulado pelo Fórum de Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que tem por objetivo principal aperfeiçoar a legislação estadual de combate à corrupção. O membro do MPF participou, ainda, de palestras e coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal, em João Pessoa, ocasião em que foram expostos números relativos ao combate à corrupção no estado.

Durante sua fala no evento realizado na PF, Yordan destacou a parceria entre os órgãos de controle na Paraíba. Ele ressaltou que o sucesso das operações deve-se ao grande esforço de órgãos como MPF, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal, Ministério Público Estadual (MPPB), entre outros. Destacou, também, a atenção e celeridade dadas pelo Judiciário, especialmente em processos que envolvem as operações de combate à corrupção no estado.

“Na Paraíba, são várias as atuações dos órgãos, que trabalham em parceria no combate à criminalidade. Destacaria duas operações que vem obtendo êxito, atualmente, e desarticulando organizações criminosas que estavam obtendo recursos públicos de forma irregular: a Operação Famintos, que desarticulou organização que cometia ilícitos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Campina Grande, e a Recidiva, que desarticulou organização criminosa do colarinho branco que fraudava licitações reiteradamente e cometia vários outros crimes envolvendo obras públicas. Os dois colegas do MPF que atuam nessas operações (Acácia Suassuna e Tiago Misael, respectivamente) fazem um trabalho de destaque, em parceria com os outros órgãos”, destacou Yordan Moreira.

Recuperação de recursos – Durante o evento na sede da Polícia Federal, o superintendente regional da PF, André Viana, declarou que nas mais de 150 operações realizadas este ano na Paraíba, cerca de R$ 29 milhões foram apreendidos e aproximadamente de R$ 23 milhões são relativos a prejuízos evitados à União.

Confira imagens do evento na Polícia Federal

Assessoria de Comunicação




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.