Brasil

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” é o tema da redação do Enem 2022

Tema proposto é o mesmo para os candidatos que fazem o Enem Digital. Quase 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas.

ÓTICAS GUIMARÃES

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em uma rede social. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13).

O tema proposto é o mesmo para quem faz o Enem Digital. A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame.

Para Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, o tema desta edição do Enem é “bem importante para o contexto” brasileiro. “Mesmo sem ter acesso aos textos de apoio, o que dá para dizer é que é um tema bem interessante, bem importante para o nosso contexto”, avalia.

Segundo ela, o tema “dialoga muito com o eixo também de meio ambiente, porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais”.

“Estamos falando de minorias sociais históricas, que são grupos que sofrem e sofreram opressão. São grupos importantíssimos para o país. Pensar os desafios desses grupos dentro do nosso país é uma questão super importante, principalmente para alunos do ensino médio'”, diz.

Além da redação, os candidatos fazem as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem. Antes da prova, a ansiedade gerou diversos memes nas redes sociais.

Fonte: g1


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo