Criminosos promovem arrastão e furtam três Unidades Básicas de Saúde do Município de Patos



Duas Unidades Básicas de Saúde do Município de Patos foram furtadas na noite desta segunda-feira, dia 08, e tiveram vários objetos subtraídos causando prejuízos aos cofres públicos e a própria sociedade que teve o atendimento interrompido diante da destruição.

As UBS roubadas foram a Carleusa Candeia, localizada na Rua Escritor Augusto dos Anjos, Bairro Santo Antônio e a UBS Liberdade, localizada na Rua Zeca Vieira, Bairro Liberdade e a UBS da Comunidade Cruz da Menina, na Vila Mariana. Os ladrões levaram 5 notebooks, 1 computador, 2 balanças, 1 oxímetro, 1 cadeira de rodas, 1 aparelho de verificação de pressão arterial, 1 botijão de gás, 2 garrafas de café, além de gêneros alimentícios usados no dia a dia por funcionários públicos.

As UBS tiveram portas quebradas e o telhado danificado por onde entraram os ladrões. As câmeras de segurança foram destruídas e também equipamentos destas. Os ladrões devem ter usado estrutura de transporte, pois foram vários objetos levados de forma fácil.

A Prefeitura Municipal de Patos tem um gasto elevado com monitoramento através de câmeras de segurança, porém, o serviço não tem servido para alertar a Guarda Municipal ou mesmo a Polícia Militar. Diante da ausência das rondas da Guarda Municipal, diante do decreto que suspende o pagamento de horas extras, os prédios públicos estão desprotegidos de forma efetiva.

Apesar da recente efetivação de vigilantes aprovados no concurso público de 2.018, o número ainda é insuficiente para atender a demanda dos prédios públicos. A quantidade de Guardas Municipais também é pequena. São apenas 10 guardas.

Em contato com André Fernandes, chefe da Guarda Municipal, a reportagem foi informada que está sendo feito o levantamento e também registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.


Jozivan Antero – Patosonline.com