Gerais

Covid-19: Brasil recebe 1 milhão de doses de vacina da Janssen e 4,1 milhões de doses da Pfizer

ÓTICAS GUIMARÃES

Janssen

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de mais 1 milhão de doses da farmacêutica estadunidense Janssen contra a covid-19. O volume é parte do total de 38 milhões de vacinas encomendadas pelo órgão até o fim de 2021. Nos próximos dias, estados e Distrito Federal receberão as remessas.

A programação é que seja feita a entrega de 7,8 milhões em novembro e 28,4 milhões em dezembro. Em junho, o Brasil recebeu 1,5 milhão de vacinas. Após doação feita pelos Estados Unidos, o total recebido chega a mais 3 milhões de doses do laboratório.

O ministério informou que foram aplicadas, até o momento, 297,1 milhões de doses contra a covid-19. Mais de 157 milhões de pessoas receberam a primeira dose, o que representa, segundo o órgão, 90% do público-alvo da campanha. Outros 127,9 milhões já completaram o esquema vacinal com duas doses, o equivalente a 72,3% da população a ser atingida.

Para 2022, o governo federal prevê a utilização de 350 milhões de doses.

Pfizer

A Pfizer entregou nesta quinta-feira (18) mais 4,1 milhões de doses. Os imunizantes desembarcaram em três voos: o primeiro com 1,8 milhão, o segundo com 1,1 milhão de doses, e o último com mais 1,1 milhão.

As três encomendas realizadas pelo Ministério da Saúde chegaram pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta quinta. Desde o começo da Campanha de Vacinação, o Governo Federal enviou aos estados e Distrito Federal mais de 133 milhões de doses fabricadas pela farmacêutica.

O imunizante tem sido o agente imunológico recomendado pelo Ministério da Saúde como preferencial na etapa da Campanha que reforça a imunidade da população vacinada com as duas doses. Agora, o intervalo de aplicação entre a dose dois e a de reforço é de cinco meses. Até o momento, 12,1 milhões de pessoas receberam a aplicação complementar.

No total, mais de 299,1 milhões de vacinas Covid-19 foram aplicadas. Mais de 157,5 milhões de brasileiros receberam a primeira dose, o equivalente a aproximadamente 90% da população-alvo. Já 129,1 milhões completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 72,5% do público principal.

Fonte: Agência Brasil/WSCOM


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo