Covid-19: 23 cidades da Paraíba estão na bandeira verde da flexibilização. Veja a lista



O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou neste sábado a 3ª avaliação do Plano Novo Normal, que estabelece os níveis de flexibilização para os municípios paraibanos. Ao todo, 23 cidades receberam a Bandeira Verde.

Acesse os dados do Plano Novo Normal clicando aqui.

Na mais recente avaliação que direciona a retomada gradual das atividades, 182 (82%) municípios possuem bandeira amarela; 23 (10%) bandeira verde; e 18 (8%) bandeira laranja. Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação, que tem vigência entre os dias 13 e 27 de julho.

Os municípios acima estão classificados para permitirem a retomada de todos os segmentos da atividade econômica, exceto atividades escolares e acadêmicas presenciais, levando em consideração os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para cada área.

De acordo com a SES, a avaliação feita pelo Governo do Estado visa subsidiar os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus e permitindo o retorno seguro das atividades econômicas. A avaliação leva em consideração as taxas de obediência ao isolamento, progressão de casos novos da Covid-19 e ocupação hospitalar em intervalos de 15 dias.

Na avaliação anterior, 136 municípios estavam com a bandeira laranja; 79 com bandeira amarela; oito bandeira vermelha; e nenhum obteve a bandeira verde.

O secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi o principal fator para a ampliação da flexibilização, uma vez que a Paraíba manteve a média da taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% em todo o estado. “Ficar em casa o quanto possível, sempre usar máscaras ao sair, sempre evitar aglomerações, nunca incentivar práticas que coloquem sua saúde e a dos demais em risco são aprendizados deste Novo Normal que devem ser parte do cotidiano de todos nós”, observou.

Municípios com bandeira Amarela, como João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, Itaporanga e Monteiro, poderão retornar com o o funcionamento do comércio varejista e do transporte coletivo municipal, de acordo com os protocolos obedecidos pelas autoridades competentes. Também está autorizado o funcionamento de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; além escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

Já Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, se mantiveram com bandeira laranja. Princesa Isabel, Matureia e Bonito de Santa Fé, que antes estavam na bandeira amarela, passaram agora para a bandeira laranja e devem manter apenas o funcionamento de atividades essenciais, sem a necessidade de restrição de circulação de pessoas.

De acordo com boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba contabiliza 60.421 casos confirmados de coronavírus e 1.250 óbitos provocados pela doença que já chegou a 218 municípios.

PB Agora




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.