Conselho Tutelar Norte divulga balanço anual com 332 denúncias de vários tipos de situações envolvendo crianças e adolescentes. Ouça



O Conselho Tutelar Norte de Patos divulgou um balanço com 332 denúncias registradas ao longo do ano de 2020.

De acordo com a conselheira e presidente da entidade, Marina Oliveira, esse número está dentro da média que o Conselho costuma receber anualmente.

Ela ressaltou que além de receber e registrar, o Conselho costuma averiguar e acompanhar cada caso.

Dentre os casos registrados, 56 foram de negligência, ou seja, quando ocorre a falta de cuidado devido com a criança ou adolescente, por parte dos pais ou responsáveis, ou até mesmo pelas redes de assistência a esses dois públicos.

Ainda neste balanço, foram identificados 3 casos de exploração sexual e mais 8 de suposto abuso sexual.
Segundo explicou a conselheira Marina, a exploração sexual se caracteriza quando o adolescente recebe pagamento para ser explorado sexualmente. Esse tipo de denúncia é imediatamente repassada para a Delegacia de Polícia Civil, para que seja objeto de investigação.

Os casos de abandono foram 17. Conforme relatou a conselheira, o abandono ocorre quando a criança está em total situação de risco.

Já no tocante à evasão escolar, ela informou que ao longo do período mais crítico de pandemia houve um agravamento maior desses casos.

Ouça mais detalhes no áudio que segue.

Matéria por Patosonline.com
Sonora gravada por Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas)