Combustão espontânea causa novo fogo no lixão da cidade de Patos



Guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) foram acionadas na manhã desta terça-feira, dia 03, por volta das 10h00, para verificar in loco o incêndio que teve início no lixão da cidade de Patos.

De acordo com os soldados do fogo, pouco pode ser feito sem a presença de máquinas do tipo trator de esteira, caçambas, retroescavadeira e pá carregadeira, pois as máquinas são imprescindíveis para evitar que os focos se espalhem para outros locais do lixão.

Guarnições do 4º BBM

Catadores de material reciclado relataram que o fogo teve início de forma espontânea devido à forte presença de produtos químicos. “Não fazem nem dez minutos que começou e já está se espalhando rapidamente. O trator que estava aqui faz uns oito dias que não veio mais…”, relatou um dos trabalhadores.

Em contato com o secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Dr. Sílvio Alves Moreira, a reportagem foi informada que o contrato com a empresa que fornecia o trator de esteira teve seu fim e não se tem previsão de resolver até nova licitação. Perguntado o que deve ser feito diante da situação, Dr. Sílvio comentou que vai em busca de solução.

A fumaça tóxica começa a ser espalhada em direção à zona urbana da cidade de Patos. Os moradores dos bairros mais atingidos devem se preparar para os riscos à saúde mais uma vez.

Fogo no lixão de Patos

Posted by Jozivan Antero de Almeida on Tuesday, September 3, 2019


Jozivan Antero – Patosonline.com