Esportes

Com reservas, Brasil desperdiça chances, perde pra Camarões e enfrenta a Coreia do Sul nas oitavas, na próxima segunda-feira (05)

Já classificado, Brasil perdeu os 100% de aproveitamento na Copa do Mundo com derrota para Camarões

ÓTICAS GUIMARÃES

Chegou ao fim os 100% de aproveitamento do Brasil na Copa do Mundo do Qatar. Nesta sexta-feira (2), a seleção poupou quase todos seus titulares e conheceu sua primeira derrota, perdendo por 1 a 0 graças a um gol de Aboubakar já no final do segundo tempo.

A equipe, que já estava classificada, confirmou ao menos o primeiro lugar no grupo G e agora enfrenta a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Neymar, ainda se recuperando de lesão no tornozelo, esteve no estádio, o mesmo onde se machucou na estreia. Ele acompanhou a delegação pela primeira vez após o problema e assistiu à partida da arquibancada ao lado de Danilo e Alex Sandro, também ainda contundidos.

Com a vaga já assegurada, Tite rodou praticamente todo o elenco, dando chances a jogadores que não iniciaram contra Suíça e Sérvia ou ainda não tinha sequer estreado na Copa. Apesar das mudanças, o Brasil foi superior a Camarões, mas também sofreu sustos e não conseguiu marcar.

Foi castigado aos 45 minutos do segundo tempo, quando Aboubakar aproveitou cruzamento entre Bremer e Éder Militão e cabeceou longe do alcance de Ederson.

Como foi o jogo

A falta de entrosamento era uma das preocupações que antecederam a partida, embora os jogadores confiassem que, por atuarem juntos nos treinamentos, poderiam compensar essa falta de ritmo. De fato, o Brasil conseguiu controlar o jogo, criar chances de perigo, mas faltou marcar.

Na defesa, a seleção ainda não havia permitido um chute no alvo sequer aos dois primeiros adversários, mas até Ederson teve que trabalhar, sendo exigido em grande defesa no final do primeiro tempo, para evitar o que seria gol de cabeça de Mbeumo.

No segundo tempo, Tite mexeu ainda mais na equipe, com as entradas de Bruno Guimarães, Everton Ribeiro e Pedro para buscar o gol. Depois, Antony deu lugar a Raphinha. Marquinhos também precisou entrar, improvisado na lateral esquerda, após Alex Telles se machucar. Nenhum deles conseguiu alterar o placar.

Já Aboubakar conseguiu para Camarões e foi à loucura. Por tirar a camisa na festa, acabou recebendo o segundo amarelo e foi expulso.

Classificação do grupo G

Com a derrota, o Brasil fechou sua participação no grupo G com seis pontos, suficientes para se classificar na primeira colocação, embora não tenha avançado como o único time 100%. Camarões, que precisava da vitória, acabou eliminado na terceira colocação, com quatro pontos.

A segunda vaga ficou com a Suíça, que venceu a Sérvia por 3 a 2, foi a seis pontos e enfrentará Portugal, líder do grupo H, nas oitavas de final. Os sérvios se despediram com um ponto, na lanterna.

Foi bem: Martinelli

O mais jovem da seleção brasileira e estreando em Copa do Mundo. Nada disso pareceu pesar, porém, para Gabriel Martinelli, que foi responsável por quase todos os lances de perigo do Brasil. Logo aos 13 minutos, exigiu grande defesa de Epassy em cabeceio. No fim do primeiro tempo, batendo de fora da área, obrigou mais uma, assim como aos 10 já do segundo tempo. Atuou até o final, esbanjando personalidade.

Foi mal: Fred

Curiosamente, o único titular que foi mantido entre os 11 iniciais foi um dos piores em campo pelo Brasil. Fred não conseguiu ser o motor esperado no meio, errou alguns passes e ainda teve momentos de desatenção que permitiram ataques a Camarões. Tite sempre gostou de seu futebol, mas sua manutenção no time, a depender do que foi visto nesta sexta, corre risco. No gol de Camarões, porém, ele já havia saído.

Próximos jogos

O Brasil voltará a campo já na próxima segunda-feira (4), às 16h (horário de Brasília), contra a Coreia do Sul, segunda colocada do grupo H, no Estádio 974. Já a outra classificada do grupo, a Suíça enfrentará Portugal, na terça (5), no mesmo horário.

Fonte: ESPN


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo