Locais

Cirurgiões Torácicos de Sousa realizam primeira Cirurgia Torácica por videotoracoscopia do Sertão

ÓTICAS GUIMARÃES

Foi realizada na cidade de Sousa, Sertão Paraibano, a primeira Cirurgia Torácica por videotoracoscopia, a Videopleuroscopia com biópsia pleural. O procedimento foi feito pela Dra. Vanessa Moreira e o Dr. Petrúcio Sarmento, ambos Cirurgiões Torácicos Sousenses. 

“Nós conseguimos de forma pioneira, realizar em Sousa, esta cirurgia com o que há de mais moderno, não sendo necessária a transferência para grandes centros, como era feito anteriormente. Trouxemos para o Sertão a possibilidade de aliar acessibilidade e qualidade”, disse a Dra. Vanessa.

O procedimento tinha o intuito de diagnosticar a causa e tratar derrame pleural (popularmente conhecido como “água no pulmão”) em um paciente de 72 anos, do sexo masculino, que apresentava dor torácica e febre há 1 mês, sendo nesses casos o principal diagnóstico diferencial à tuberculose pleural.

Para realização do procedimento foram feitas duas pequenas incisões (cortes) no tórax, de aproximadamente 1 cm cada, procedendo então com análise da cavidade pleural e retirada de fragmento da pleura para biópsia. Após a cirurgia, o paciente não necessitou de internação na UTI, permanecendo no quarto e com alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia, ou seja, menos de 24 horas após o procedimento. 

“Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, não é necessário a realização de grandes incisões, havendo menos dor e, além disso, a videotoracoscopia permite que o tempo de cirurgia seja menor e consequentemente a recuperação é mais rápida, bem como a alta hospitalar e retorno as atividades diárias”, disse Dra. Vanessa.

Atualmente, a Dra. Vanessa atende em seus consultórios nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, bem como realiza procedimentos cirúrgicos. Sem dúvidas é um grande ganho para os sertanejos. 

Dra. Vanessa Moreira

Agende sua consulta clicando aqui

📲Nossos contatos para atendimento:

João Pessoa: (83) 99308-1129

Campina Grande: (83) 98795-4903

Patos: (83) 99857-0705

Sousa: (83) 98123-2300


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo