Politica

Cinco municípios da Paraíba têm mais eleitores que habitantes

"tre"O município de Parari, no Cariri paraibano, deve viver um pequeno fenômeno migratório nas eleições do próximo ano. É que a cidade de 1.256 habitantes tem 1.615 eleitores, uma diferença de 359.

O eleitorado do município, medido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TST), é 28% maior que a população, conforme o Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Parari, os municípios de Algodão de Jandaíra, Cajazeirinhas, Lastro e São Domingos de Pombal têm mais eleitores que moradores.

A prefeita de Parari, Solange Aires Caluete, explica que o fenômeno vai acabar nos próximos meses com a redefinição dos limites da cidade já aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo do Estado, faltando apenas a migração de habitantes pelo IBGE. “A nossa população vai chegar a dois mil habitantes”, prevê Solange.

Ela explica que Parari era distrito do município de São José dos Cordeiros. Quando houve a emancipação política, perdeu território para a cidade-sede e os municípios de Taperoá e Gurjão. “Nove grupos escolares, que estão nas áreas de outras cidades, são administrados pela prefeitura de Parari. Os pais dos alunos têm domicílio eleitoral em Parari, a exemplo de outras famílias”, esclarece a prefeita.

Segundo Solange, a prefeitura perdeu inclusive recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa da exclusão desses territórios na contagem populacional do município. “Parari é alvo de piadas como a menor cidade da Paraíba e por conta de ter mais eleitor que habitante, mas esse quadro vai mudar”, comentou.

Fonte: Jornal da Paraíba

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close