Cinco candidatos aparecem com resultado zerado para vereador em Patos



Cinco candidatos a vereador aparecem com votação zero na página do sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Dos cinco casos, apenas a candidata Fabiana Gomes encontra-se com a candidatura sub Júdice, embora não tenha sido atribuída a ela nenhuma votação nominal no pleito de domingo.

A relação contempla também os candidatos Albanete, do Rede, Valdilene, do DEM, Betânia e Wendel, do MDB, que também ficaram zerados de acordo com o TSE.

O caso que chama mais atenção foi o da candidata do partido Rede Sustentabilidade, uma vez que o partido conseguiu 2.732 votos e elegeu o sargento Patrian, despertando a atenção do meio político local para a possibilidade de uma candidatura laranja, fato que pode resultar na anulação dos votos do partido e na consequente perda da vaga.

O que é uma candidatura laranja?

A palavra “laranja”, é empregada para definir alguém que assume uma função ou responsabilidade no papel, mas não na prática.

Isso significa dizer que o laranja cede seu nome, ao partido, mas termina sendo apenas uma candidatura de fachada, aquele que entra na eleição sem a intenção de concorrer de fato.

Nessa hipótese, o candidato “laranja” empresta o nome para sair como candidato, mas na verdade faz parte de um esquema com outras pessoas.

Por Genival Junior – Patosonline.com