Chuvas nos próximos dias no Sertão e acima da média em fevereiro. Veja a previsão para este sábado



O sinal da Oscilação Maddem Julian está negativo para chuvas atualmente no Nordeste, isso não impede que chuvas isoladas de pré estação possam ocorrer entre os dias 17 e 19 de janeiro no Cariri, Sertão e Alto sertão da Paraíba, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

As condições oceânicas evoluem para uma estação dentro da normalidade no Semiárido da Paraíba afirma o estudioso Rodrigo Cézar Limeira. Não há El Niño nem La Niña no primeiro semestre de 2020 pontua, dessa forma quem vai decidir a qualidade do período chuvoso na região serão as condições térmicas dos Oceanos Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste e Atlântico Norte.

O físico define condições favoráveis no Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste atualmente, bem quente, e espera resfiamento das águas superficiais e subsuperficiais do Atlântico Norte até o final de março.

A perspectiva é positiva para uma estação chuvosa normal em 2020, mas em alguns locais poderão ocorrer chuvas acima da média esse ano devido a convecção localizada afirma.

Conforme já previu anteriormente o físico Rodrigo Cézar Limeira, a estação chuvosa do Semiárido do Estado da Paraíba deve começar entre os dias 05 e 15 de fevereiro, e vai coincidir com a chegada de uma onda planetária de energia com sinal positivo para chuvas no início de fevereiro, algo que vai contribuir para chuvas acima da média no interior do Estado no referido mês.

Portal Ciência em Foco

PREVISÃO PARA SÁBADO, 18 DE JANEIRO

Nordeste tem altas temperaturas e chuva forte em vários estados neste sábado (18)

Na região Nordeste, o sábado (18) tem tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

O céu varia de nublado a parcialmente nublado com chuvas em áreas isoladas no sertão da Paraíba e de Pernambuco. Há possibilidade de chuva no sudoeste, sul e no Recôncavo da Bahia. Tempo parcialmente nublado a claro em Sergipe e Alagoas.

A mínima prevista para a região é de 16°C e a máxima de 38ºC. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.

Escute abaixo a previsão:

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

error0
Tweet 20
fb-share-icon20
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com