Chuvas em Patos foram dentro da normalidade, segundo mestre em meteorologia Rodrigo Cézar Limeira
De acordo com Rodrigo, o município registrou 647 milímetros de chuva nos cinco primeiros meses de 2023, ficando dentro da média de 645 milímetros para o período.
As chuvas entre janeiro e maio deste ano de 2023 ficaram dentro da normalidade, segundo afirmou ao Patosonline.com, o físico e mestre em meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.
De acordo com Rodrigo, o município registrou 647 milímetros de chuva nos cinco primeiros meses de 2023, ficando dentro da média de 645 milímetros para o período, no posto pluviométrico da Empaer, onde são captados os dados oficiais do município.
“Choveu dentro da normalidade, conforme eu havia previsto uma estação chuvosa esse ano na média ou abaixo dela, na maioria das localidades do semiárido e do cariri paraibano. Lembrando que dentro desse período registra-se 90% aproximadamente de toda a chuva prevista ao longo do ano, no semiárido paraibano”, disse Rodrigo Cézar.
NA REGIÃO
Rodrigo destacou que em Santa Teresinha tem média pluviométrica de 800 milímetros entre janeiro a maio, mas este ano choveu 622 milímetros este ano neste período, ficando abaixo da média histórica do município.
“Uma outra previsão importante se confirmou. Mais um ano bom para encher os pequenos reservatórios, favorável para formação de pastagens, e principalmente dentro de um cenário de estação chuvosa irregular, um ano bom principalmente para as lavouras de feijão, que precisam de uma regularidade menor das chuvas”, frisou Rodrigo.
Ele finalizou dizendo que os grandes mananciais tiveram pequenas recargas durante a estação chuvosa, mas voltaram a condição de normalidade com as chuvas ocorridas durante a estação do ano de 2020, que apresentou índices acima da média em diversos municípios das regiões tradicionalmente mais afetadas pela estiagem.
Por Genival Junior – Patosonline.com