Locais

Cenário de esgotos fica para trás e o Rio Espinharas apresenta bonitas imagens na cidade de Patos

Até o início da década de 80 são citados vários relatos de famílias que presenciaram a época em que o Rio Espinharas era composto por águas límpidas. Banhos, piqueniques, pescarias, mulheres lavando roupas eram comuns nas margens do rio em diversas localidades da cidade de Patos.

Com o tempo e o descaso, o Rio Espinharas foi tendo despejo de esgotos in natura dentro do seu leito, construções irregulares nas suas margens e se tornou depósito de lixo. A negligencia por parte da sociedade e o descaso por parte do Estado da Paraíba, tendo a conivência das autoridades da Prefeitura Municipal de Patos, transformaram a paisagem bela em algo triste.

Projetos de revitalização, discussões em demasia e protestos de cidadãos buscaram dar concretude ao desejo de ter de volta o límpido Rio Espinharas, mas não passaram de sonho. O professor Osman Batista chegou a despertar campanhas pela revitalização, porém, os gritos que ecoaram na cidade não foram ouvidos pelos governantes e o rio permaneceu sendo usado para despejar esgotos.

Como a natureza faz sua parte e desafia o descaso e a ignorância humana, o Rio Espinharas, mesmo que momentaneamente, tem oferecido uma paisagem bela durante o período chuvoso de 2019/2020. Sobre as várias pontes que dividem bairros é possível contemplar a cheia do rio que muda o cenário de esgotos e tira o cheiro podre diário.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close