PoliticaRegional

Catingueira se destaca e recebe 3º melhor indicador regional do Ministério da Saúde referente ao Programa Previne Brasil

ÓTICAS GUIMARÃES

Pela eficiência e bons serviços ofertados à população através da Atenção Primária à Saúde – APS, o município de Catingueira foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e recebeu do E-SUS o resultado do Previne Brasil referente ao segundo quadrimestre de 2022.

Catingueira alcançou no Ranking Estadual o 24° lugar dos 223 municípios da Paraíba e o 3° lugar entre os municípios integrados a 6ª gerência de saúde.

“Parabéns a todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Catingueira, sem vocês nada disso seria possível, nosso município hoje tem um dos melhores índices de do Brasil, graças ao empenho do servidor e da gestão municipal.” Destacou o Prefeito Suélio Felix.

O Previne Brasil representa um conjunto de regras para analisar resultados, no intuito de gerar financiamento para Atenção Primária. Ele veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos.

Além disso, esse modelo de financiamento está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Indicador Sintético Final – ISF, é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.

Por Assessoria


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo