Cássio passa por cirurgia em São Paulo



O senador Cássio Cunha Lima(PSDB) informou na última sexta-feira (11) sobre sua ausência dos festejos pelo aniversário de Campina Grande através das redes sociais. O tucano disse que estava em São Paulo fazendo tratamento de saúde.

Confira o post: 

Cássio Cunha Lima ‏@cassiocl 11 oct Em 30 anos essa é a segunda vez que não estou em CG nesta data. Retirei 5 pólipos do intestino, benignos, e realizo outros exames  médicos.

O que é Pólipo?

Pólipo é um crescimento anormal que surge na mucosa (camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano) do intestino grosso (cólon e reto).

Essa formação pode ter o aspecto de uma bola fixada na mucosa intestinal ou ligada a esta por um pedículo; no primeiro caso é chamada de pólipo séssil (sem pé) e, no segundo, de pólipo pediculado.

 

Como se trata?

O exame endoscópico pode constatar a existência de um ou mais pólipos, sésseis ou pediculados, com diversos tamanhos. A retirada pode se constituir na cura total, se o pólipo é benigno ou maligno sem metástase, ou como um meio diagnóstico para outras lesões do intestino.

Na criança, com mais frequência, a existência de pólipo no intestino, dependendo do tamanho e de sua localização, pode provocar uma obstrução intestinal (invaginação intestinal), que determina a necessidade de cirurgia de urgência para a retirada do pólipo e o tratamento da obstrução.

Uma grande quantidade de pólipos pode indicar que o paciente é portador de uma polipose familiar ou de uma polipose múltipla. Este paciente deve ser submetido a cirurgia para retirada do intestino grosso, o que não o impedirá de viver em condições satisfatórias. Todos os seus familiares consangüíneos deverão ser investigados com exames endoscópicos (colonoscopia) para o diagnóstico da doença.

Patosonline com informações do Pbagora e postagem do Twitter