Cássio e Efraim Morais lideram na Paraíba em pesquisa para o Senado Federal



A pesquisa de intenção de votos para o Senado Federal divulgada hoje e encomendada pelo jornal Correio da Paraíba ao instituto Consult mostra mais uma vez a liderança do ex-governador e pré-candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) e do atual senador e candidato à reeleição, Efraim Morais (DEM). 

A pesquisa também mostra que os dois obtiveram crescimento na preferência do eleitoral em relação à pesquisa anterior realizada pelo instituto Vox Populi e encomendada pelo mesmo veículo de comunicação. Esta é a mesma pesquisa em que a secretária de Comunicação, Regirlene Guimarães, teria negociado o resultado para beneficiar o atual governador., José Maranhão. Um audio mostra Lena Gumarães fazendo a suposta negociação.

De acordo com o resultado Cássio Cunha Lima aparece com 48,7%, quando somados os números conferidos às intenções de primeiro e segundo votos (uma vez que serão dois os candidatos ao Senado, a pesquisa pergunta ao eleitor quem teria seu primeiro voto e, depois, quem teria o segundo voto). Já o senador Efraim Morais aparece com 32,77% das intenções de votos.

O deputado federal e pré-candidato do PMDB, Vital do Rego Filho, obteve 19,28% na atual pesquisa. Já o deputado Manoel Júnior (PMDB) teve 10,83% da preferência do eleitorado paraibano para o Senado. O deputado Wellington Roberto (PR) aparece com 7,7% das intenções de voto para o Senado e o senador Roberto Cavalcanti (PRB), com 4,15%.

No cenário em que se substitui Manoel Júnior como pré-candidato ao Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima fica com 47,9% (primeiro e segundo votos somados), Efraim Morais com 32,66%, Vital Filho com 18,38%, Wellington Roberto com 7,8% e Wilson Santiago, apresentado como um dos dois possíveis candidatos do PMDB, com 7,3%.

A pesquisa do Consult foi realizada entre os últimos dias 08 a 11 de abril. E foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 12 deste mês. O instituto Consult ouviu 2002 eleitores em 69 municípios da Paraíba. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança da pesquisa é de 95%.

A direção do instituto Consult explica que, na pesquisa para o Senado, a soma das colunas ultrapassa os 100%, já que os questionários têm múltiplas respostas. Cada entrevistado teve duas opiniões contabilizadas, a do primeiro e a do segundo voto. Assim, o resultado da pesquisa para senador e contabilizado duplamente.

Fábrica de Números

É válido lembrar que mesmo depois  da publicação do áudio, pela imprensa paraibana, onde aparece a secretária estadual de Comunicação, Lena Guimarães, possivelmente negociando a encomenda de uma pesquisa eleitoral para beneficiar o governador José Maranhão (PMDB) na corrida pelo Governo do Estado, o Jornal Correio da Paraíba continua divulgando todas as etapas da pesquisa encomendada pelo veículo de comunicação e que supostamente estaria sendo paga pelo próprio Governo do Estado, através Secretária de Comunicação da Paraíba.

Esta é a segunda parte da pesquisa divulgada esta semana. Naúltima segunda-feira (19) os números mostravam os favoritos na pré-disputa ao Governo do Estado nas eleições de 2010. O governador Maranhão apareceu com 10,34% (com 42,36%) a frente do pré-candidato Ricardo Coutinho (PSB) que teve 32,02% das intenções de voto. O senador e pré-candidato tucano, Cícero Lucena, obteve 6,14%.

PolíticaPB com informações do Jornal Correio da Paraíba