Carioca define datas para volta, com Flamengo jogando já na quinta, e Botafogo e Fluminense vão à Justiça

Rudy Trindade/FramePhoto/Gazeta Press



O conselho arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) aprovou na madrugada desta terça-feira (16) a retomada do Campeonato Carioca já nesta semana. Em reunião com os clubes, foi decidido que a primeira partida, após três meses de paralisação, pode ser já nesta quinta-feira (18) entre Flamengo e Bangu, em Moça Bonita, sem público.

Apesar de a retomada ter sido aprovada pela maioria dos 16 participantes, a volta do Estadual depende ainda de parecer favorável das autoridades sanitárias governamentais e municipais. Por isso, a federação vai aguardar uma resposta até quarta (17). Se não for possivel nesta semana, ficou acordado que o campeonato voltará no dia seguinte ao recebimento do aval.

O estado do Rio de Janeiro está entre os mais impactados pela COVID-19 no Brasil. Até a noite da última segunda-feira (15), foram registrados 80.946 casos e 7.728 mortos. Tem a maior taxa de letalidade do país: 9,55%.

Até por isso, a retomada da competição encontrou resistência nos presidentes de Botafogo e Fluminense, que mantiveram-se fiéis ao posicionamento que vêm adotando desde o início do debate. Ou seja, são contrários aos jogos neste momento.

Os presidentes Nelson Mufarrej, do Botafogo, e Mário Bittencourt, do Fluminense, sugeriram que os jogos fossem remarcados para julho, na expectativa de que o Estado tivesse um controle maior sobre a COVID-19.

Mesmo com votos vencidos, os presidentes disseram em entrevista para o “GloboEsporte.com” que pretendem buscar a Justiça para não jogar. Vale lembrar que a dupla está entre as únicas da competição que não retomou os treinamentos.

A proposta da Ferj é que a primeira partida desses dois clubes ocorra após o dia 22, assim seria possível eles aplicarem os testes de COVID-19 em jogadores e funcionários e retomar os treinamentos.

Durante a reunião, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, sugeriu inicialmente que a competição fosse retomada no próximo sábado (20) e propôs que equipes que estão há mais tempo treinando entrassem em campo antes. Foram os casos de Flamengo e Bangu, que vão retomar o torneio a partir da quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Estadual.

Os rubro-negros vêm treinando desde 19 de maio. Foram os primeiros no Estado a retomarem as atividades, embora não tenha ficado livre do impacto da COVID-19. 38 funcionários, sendo três jogadores, testaram positivo para a doença. O massagista Jorge Luiz Domingos morreu no início de maio de uma parada cardiorrespiratória causada pela COVID-19.

Vasco também foi uma voz forte e atuante para a retomada do Estadual, embora, ao se reapresentar em 1º de junho, o clube tenha afastado 16 jogadores que testaram positivo para COVID-19.

Outra mudança aprovada na reunião foi o número de substituições, que passará de três para cinco nos jogos restantes do Campeonato Carioca. Vale lembrar que todas as partidas vão ser sem público.

Como toda a tabela não foi definida, haverá uma nova reunião nesta terça (16), a partir das 20h, para a continuidade do debate.

A Taça Rio (equivalente ao segundo turno) estava na quarta rodada. Faltam duas rodadas para a conclusão dessa fase. Depois as duas melhores equipes de cada grupo disputarão as semifinais e final do segundo turno.

Veja a nota da Ferj

“No Conselho Arbitral realizado virtualmente nesta segunda-feira (15/06), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca de 2020 debateram assuntos pertinentes ao retorno da competição.

O presidente da FERJ, Dr.Rubens Lopes, reafirmou que não abre mão dos pilares preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação da COVID-19; obediência às determinações das autoridades; e observância do Protocolo rigoroso e técnico com bases científicas.

Todos os presentes debateram, democraticamente, as sugestões das datas de reinício da Taça Rio, a ser iniciada após aval oficial do governo. Caso este não venha até o dia 17, assim que acontecer a Taça Rio será retomada no dia seguinte. A sugestão de datas foi aprovada pela maioria.

Dia 18 – Bangu x Flamengo
Dia 19 – Portuguesa x Boavista
Dia 21 – Vasco x Macaé; Madureira x Resende
Dia 22 – Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense

Após a discussão, os clubes decidiram continuar nesta terça-feira, às 20h, o Conselho Arbitral.

No decorrer da reunião, os clubes aprovaram também o atestado de saúde, alteração para 5 substituições com três paralisações na partida, a flexibilização para utilização de jogadores não profissionais, revisão da inscrição de atletas para a Taça Rio e voltarão a debater ainda o destino de uma vaga na Copa do Brasil.”


ESPN.com.br




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.