Canal entre a Barragem da Farinha e o Jatobá está mais uma vez obstruído



Com a aproximação da estação chuvosa no sertão, começa já começa a existir a preocupação para que a Prefeitura de Patos faça a desobstrução do canal entre a Barragem da Farinha e o açude do Jatobá, mananciais que são utilizados no abastecimento de água da cidade de Patos.

Segundo informações repassadas ao Patosonline.com, o canal encontra-se obstruído por terra e pela vegetação existente no local, se fazendo necessária a presença do maquinário para a retirada do material que pode atrapalhar de forma significativa a passagem do líquido precioso para o açude do Jatobá, nas chuvas do início do ano.

O canal que liga os dois mananciais foi construído nos anos 90, com a finalidade de ajudar na recarga do açude do Jatobá, manancial que tem maior dificuldade de captação de água devido a grande quantidade de pequenos mananciais existente nas suas proximidades.

A transferência do líquido precioso entre os dois mananciais geralmente ocorre quando a Barragem da Farinha está próxima do seu transbordamento.

Perto do início da estação chuvosa, os dados da Agência Executiva de Gestão das àguas da Paraíba-AESA, apontam a Barragem da Farinha com 54,10% de sua capacidade máxima, enquanto o jatobá se encontra com 22,05% de seu volume total.

Patosonline.com