Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos, completa 40 anos



A Resolução No 380/79, do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba, em 06 de dezembro de 1979, assinada pelo então Reitor e presidente do Conselho, o professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, cria o Centro de Ciências Agrárias (CCA) com os Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal em Patos.

Através de outra Resolução, a de número 381/79, em seu artigo 3o, trata do início dos Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal para os períodos 80-1 e 80-2, respectivamente. Desde então, o Campus é destaque nacional pela educação, extensão e pesquisas desenvolvidas. 

Em 9 de abril de 2002, através da Lei no 10.419, com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba para a Universidade Federal de Campina Grande, o Campus VII, passou-se a se chamar Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR).

A criação destes dois Cursos, em pleno semiárido, pelo Magnífico Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, significava um olhar diferenciado sobre o semiárido, valorizando sobretudo, a resiliência e beleza singulares de sua vegetação, a Caatinga, e o sonho de transformação da vida dos sertanejos, uma vez que os dois cursos desenvolveriam técnicas de produção alimentar, exploração dos recursos naturais considerando a sustentabilidade ambiental.

Muitos colegas, professores e funcionários de diferentes estados e até países, passaram por aqui e deixaram suas contribuições de conhecimentos, e experiências, prepararam o ambiente para hoje celebrarmos os 40 anos de nossa existência. Muitos deles já se encontram em outra dimensão, mas deixaram seu legado neste Centro, e, de onde estiverem, sentem-se orgulhosos e felizes por esta celebração.

Atualmente o CSTR conta com 4 cursos superiores (Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Odontologia e Ciências Biológicas) e três programas de Pós-graduação: PPGCF – Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais; PPGSA – Programa de Ciência e Saúde Animal (Mestrado e Doutorado); PPGCA – Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; e o PGEEA – Pós-Graduação Lato Sensu em Ecologia e Educação Ambiental. 

Com Graduação e Pós-graduação são cerca de 1500 alunos na UFCG/Campus Patos.

Nesta sexta-feira, dia 08, várias atividades estão sendo celebradas para marcar a data significativa para a educação em nível superior e para toda a região de Patos.

Parabéns Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos, pelos seus 40 anos de educação e serviços relevantes prestados a sociedade através do conhecimento.

ASCOM

Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com

error0
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com