Gerais

Campanha Maio Laranja em Patos vai promover caminhada de conscientização contra exploração de crianças e adolescentes

ÓTICAS GUIMARÃES

Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil no Brasil. Neste sentido, a campanha Maio Laranja surgiu para dar visibilidade a este assunto. 

Em Patos, certa vez a psicóloga Kezia Naara falou em reunião do CMDCA sobre o que significava a campanha. A vereadora e presidente da Câmara Municipal na época, Nadir  Rodrigues, abraçou a ideia e transformou em projeto de Lei que, após aprovado por unanimidade, foi sancionada pela prefeita de Patos-PB, Francisca Motta.

A Lei 4.438/2015, de 08 de maio de 2015, primeira Lei criando a CAMPANHA MAIO LARANJA, desde então busca ampliar para todo o mês de maio ações alusivas ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. 

A campanha MAIO LARANJA foi idealizada pela Assistente Social Juliana Freitas, à época coordenadora do CREAS REGIONAL da cidade de Malta-PB. Em 2016,  a campanha foi apresentada em um treinamento de proteção dos projetos da COMPASSION e vários deles adotaram também o Maio Laranja, sendo adotado o compromisso do líder do treinamento – Pr. Franzé, em levar a campanha para todos os projetos da Compassion no ano de 2017. 

A campanha do MAIO LARANJA também foi apresentada em evento da TEARFUND, na cidade de Campina Grande-PB em 2016, tendo despertado o interesse da RENAS em levar a proposta para os municípios do Estado de Minas Gerais. A REDE MÃOS DADAS também adotou a ideia e deu visibilidade à campanha. 

Hoje, diversos Estados e municípios criaram suas leis e dão visibilidade a essa campanha que tem como meta principal unir forças no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A partir dessas iniciativas a CAMPANHA MAIO LARANJA tomou dimensão nacional.

E para reforçar as ações da campanha, acontecerá na quarta-feira (18), às 16h, no bairro Sete Casas, uma caminhada de conscientização sobre o objetivo da campanha, com saída da unidade básica de saúde daquele bairro, contando com participações da escolas municipais Zefinha Mota, D. Expedito e Creche Inácio Fernandes. 

Matéria por Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo