Campanha de Maranhão é marcada por grandes carreatas e a de RC pela Caravana da Verdade



O governador do estado da Paraíba e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), apostou em grandes carreatas como estratégia de campanha. Dessa forma, o peemedebista percorreu todo o Estado. Durante uma única carreata, chegou a visitar nove municípios. Nessas ocasiões, Maranhão conseguiu a adesão de muitos ex-aliados de seu concorrente, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB).

O vice de Maranhão é o petista Rodrigo Soares, que só assumiu o posto após muita briga e ameaças por parte do PT de romper com o governador. Durante a campanha, o peemedebista fugiu de participar dos debates realizados entre os candidatos ao governo do Estado. Ele compareceu a apenas um dos treze debates que foram realizados.

"carreata"

A campanha de José Maranhão dedicou especial atenção aos municípios de João Pessoa e Campina Grande, nos quais aparecia com os piores resultados, segundo as pesquisas eleitorais. Ele realizou diversas atividades nas duas cidades e prometeu obras para a região.

Maranhão vem sendo alvo de ações na Justiça Eleitoral. A coligação adversária ajuizou quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra o candidato, acusando-o de abuso de poder político e econômico.

Ricardo Coutinho

"onibus"

A campanha do candidato ao governo do Estado, o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), teve como marca principal a realização da Caravana da Verdade. Em um ônibus todo adesivado, o socialista – ao lado do seu vice, Rômulo Gouveia (PSDB), e dos candidatos ao Senado Efraim Morais (DEM) e Cássio Cunha Lima (PSDB) – percorreu vários municípios paraibanos.

Durante a viagem, os candidatos conversaram com a população, anotaram demandas e apresentaram propostas de governo. Também foram realizados arrastões e comícios nas cidades por onde a caravana passou.

No final da campanha, o socialista apostou em propostas assistencialistas para atrair os eleitores. Primeiro disse que, se eleito, implantará o 13º do Bolsa Família no Estado, depois prometeu que reduzirá o valor das contas de água e de luz dos mais carentes.

Ricardo Coutinho sofreu várias críticas por ter se aliado aos seus principais adversários, o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Efraim Morais.

Beth Torres

Do Terra