Câmara de Patos vota 40 Projetos de Lei e entrega três certificados a entidades que prestam importantes serviços na cidade



Em Sessão Ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Patos na noite da quinta-feira, dia 16 de junho de 2016, os parlamentares apreciaram e votaram 40 Projetos de Lei, sendo três do Poder Executivo Municipal e 37 do Poder Legislativo.

Além da votação dos Projetos de Lei, os parlamentares ainda prestaram três homenagens na forma de Votos de Aplauso, sendo homenageados os militares da ROTAM, pelo trabalho rápido e eficaz que vem desenvolvendo na cidade; a Ação Social Diocensa, pelos 60 anos de trabalho e dedicação as famílias patoenses e da região; e a professora doutora Rosilene Maria de Lucena Guedes, pelo trabalho que desenvolve junto ao curso de Educação Física das FIP e com o grupo de idosos que participa do Projeto Vida Ativa.

De acordo com a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues (PMDB), “esta foi uma noite muito importante, onde, através da Sessão Ordinária votamos projetos de relevância para o nosso município, a exemplo da permuta do terreno que agora dá oportunidade, de fato, do Canal do Noé Trajano ser concluído; e também entregamos alguns votos de aplauso que foram aprovados por unanimidade pelos pares da Casa”.

Dentre os Projetos de Lei apreciados e votados pelos parlamentares, a presidente Nadir ainda destacou os Projeto de Lei do Executivo 020/2016, que estabelece as metas de redução dos acidentes de trânsitono município e os cerca de 30 projetos de nomeação de rua que foram votados e aprovados por unanimidade em segunda votação durante esta Sessão Ordinária.

“É intuito desta Casa, em especial, ainda nesta Legislatura, dar seguimento e, se possível, concluir esse trabalho de avaliação e nomeação de ruas e bairros de nossa cidade, tornando-a mais organizada, neste sentido, e contribuindo para melhorar o acesso à população aos serviços que dependem de um CEP para chegar até o cidadão”, complementou.

AÇÃO SOCIAL DIOCESANA

""Além da homenagem em forma de Certificado de Voto de Aplauso entregue ao Padre João Saturnino, que é presidente da Ação Social Diocesana de Patos, e a coordenadora do Projeto Movendo Cidadania, Acilina Candeia, a Câmara Municipal ainda fará uma Sessão Especial em comemoração aos 60 anos da Ação Social Diocesana.

“Também é nosso papel reconhecer os trabalhos dos cidadãos comuns, das autoridades, dos representantes da sociedade civil, e hoje, mais uma vez nós vimos parabenizar a Ação Social Diocesana pelos 60 anos de implantação e de belíssimos serviços prestados a sociedade aqui no nosso Sertão, uma vez que ela busca efetivar e garantir direitos às famílias em vulnerabilidade social. Estamos muito felizes com a presença dos representantes da entidade e, já no retorno aos trabalhos, após o final do recesso parlamentar, eu, juntamente com a presidente Nadir, vamos realizar uma Sessão Especial para que a sociedade tenha oportunidade de conhecer o trabalho que a Ação Diocesana realiza no nosso município e que possa, a partir daí, também usufruir deste trabalho”, explicou a vereadora Cláudia Leitão (PR), que juntamente com a presidente Nadir apresentou o requerimento de votos de aplauso.

O presidente da Ação Diocesana, Padre João Saturnino também falou sobre o reconhecimento. “Primeiro, agradecemos a Deus por todo o trabalho que Ação Social Diocesana realiza. Há 60 anos, a Ação era muito minúscula, limitava-se mais ao assistencial. Hoje, ela avançou! Ela tem outra dimensão. Trabalha mais a cabeça das pessoas que estão em situação de risco, buscando a sua formação e o conhecimento. E essa homenagem é conseqüência do resultado deste trabalho que viemos realizando em áreas como a agricultura familiar, a economia popular e a educação popular, entre outros. E isso nos traz uma responsabilidade ainda maior”, concluiu o padre. 

Ascom | Câmara Municipal de Patos