Câmara de Patos debate projeto de substituição das sacolas plásticas no próximo dia 10



Em Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, 02 de junho, no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o vereador Toinho Nascimento, autor do Projeto de Lei 010/2014, que dispõe sobre a substituição do uso das sacolas plásticas por sacolas de papel, ou sacolas biodegradáveis em supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamento da cidade de Patos, acatou sugestão apresentada pelo vereador Maurício Alves e retirou seu projeto da pauta de votações da noite, para que seja realizada uma Audiência Pública para se discutir o tema com a população e representantes dos estabelecimentos comerciais citados.

O pedido para realização da Audiência Pública foi apresentado pela presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereadora Nadir Rodrigues Guedes e foi aceito por todos os pares, ficando acordado que o debate será realizado na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, a partir das 19h, no Plenário Edivaldo Motta.

Projetos de Lei aprovados

Além do Projeto de Lei 010/2014, outros dois Projetos estavam na pauta de votações da noite e foram votados e aprovados pelos vereadores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. O Projeto de Lei 006/2015, que coíbe a prática de trotes telefônicos contra os serviços de utilidade pública, a exemplo do 192 (SAMU) e 190 (PM); e o Projeto de Lei 011/2015, que dispõe sobre a avaliação periódica das estrutura físicas das escolas da rede pública municipal de ensino de Patos, ambos do vereador Maurício Alves.

Os projetos foram votados e aprovados, por unanimidade dos pares, em 1ª e 2ª votação, por solicitação do autor, com a aprovação de todos os vereadores presentes.

Projetos de Lei apresentados

Foram apresentados durante a Sessão Ordinária desta terça (02), o Projeto de Lei 034/2015, de autoria do vereador Fernando Jucá, que dispõe sobre o peso máximo de material escolar transportado pelos alunos das redes publica e particular da cidade de Patos; e o Projeto de Lei 035/2015, de autoria do vereador Diogo Medeiros, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para o uso.

Os Projetos de Lei foram lidos em Plenário e repassados para as Comissões Temáticas da Casa.

Na defesa de seus Projetos de Lei na Tribuna, os vereadores falaram da importância destes para a sociedade e foram bastante elogiados por seus pares e parabenizados pela iniciativa.

Na Tribuna

As vereadoras Claudia Leitão e Nadir Rodrigues Guedes aproveitaram o espaço na Tribuna do Plenário Edvaldo Motta para a apresentação de requerimentos e também para destacar algumas ações realizadas nesta semana pela Administração Municipal.

A vereadora Cláudia solicitou votos de aplauso ao secretário do Meio Ambiente de Patos, Pedro Leitão, pela realização da Semana Municipal do Meio Ambiente, que vem acontecendo desde a última segunda-feira, com encerramento nesta quarta, onde, segundo ela, foram postos em cena dois assuntos importantes para sociedade patoense, que foram o debate sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), para os agricultores do município; e sobre os problemas ligados a área do esgotamento sanitário, cuja busca por uma solução é urgente e necessária.

Já a vereadora Nadir Rodrigues Guedes, apresentou requerimento solicitando do Governo do Estado a disponibilidade de um psicólogo e um assistente social para atuar na Delegacia Especializada da Mulher; pediu votos de aplauso para a imprensa patoense, pelo Dia da Imprensa e, também aproveitou o espaço para destacar a assinatura das ordens de serviço para a construção do CIE e dos Canais do Novo Horizonte e Noé Trajano, realizadas pela prefeita Francisca Motta, na manhã da terça.

 

 Ascom | Câmara Municipal de Patos