Politica

Câmara abre processo de cassação contra prefeito de Catingueira

ÓTICAS GUIMARÃES

Depois de algumas tentativas, vereadores da oposição ao prefeito de Catingueira, Edivan Félix, enfim conseguiram aprovar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar diversas irregularidades na atual administração municipal. Essas denúncias ganharam destaque na mídia estadual, inclusive a Polícia Federal já começou a ouvir várias pessoas.


Na sessão do último sábado o presidente da Câmara Municipal, Emídio Chagas, da bancada que apóia o prefeito Edivan Félix, não suportou a pressão popular e teve que colocar a matéria de denúncias em pauta para votação. Sete vereadores votaram, com o placar de 4×3 pela instalação da CPI que pode levar à cassação do chefe do Executivo de Catingueira, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas no relatório apresentado pelo PTB.


Dentre as denúncias entregues à mesa diretora da Câmara estão, constatados pela própria Controladoria Geral da União, que detectou 108, desvio de recursos; compra de alimentos sem licitação no valor superior a R$ 12 mil, ferindo a Lei nº 8.666/93; desvio de recursos financeiros de convênio no valor de R$ 300 mil, onde a Prefeitura emitiu três cheques para pagar à Construtora ACS América e Serviços Ltda, porém a microfilmagem do Banco do Brasil mostrou que os mesmos cheques haviam sido emitidos nominalmente em favor da Tesouraria do Município; transferência irregular de recursos da Farmácia Básica para a Tesouraria Municipal, dentre outras graves denúncias que passam a ser investigadas pelo Legislativo.


Os vereadores têm, a partir do recebimento das denúncias, 90 dias para investigar, relatar e votar o processo que pede o impeachment de Edivan Félix. A comissão encarregada de dar andamento ao processo de cassação do prefeito de Catingueira é formada pelos vereadores Solange Leite (DEM), Severino Leite Soares (DEM) e Antônio Brunet (PMDB). Tentamos falar através de telefone com Edivan para que pudesse comentar essas denúncias que existem sobre sua administração, mas não foi possível. O único telefone para contato com a Prefeitura é um orelhão, em frente à Secretaria de Administração.


Marcos Eugênio 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo