Calendário eleitoral estabelece período para debandada de vereador dos partidos



O ano eleitoral começou, este ano serão eleitos os prefeitos e vereadores. Por ser cargo majoritário, os prefeitos podem mudar de partido sem danos ao mandato até o dia 3 de abril, mas os vereadores que pretendem disputar as eleições este ano têm que aproveitar a janela partidária para migrar de legenda, sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

De acordo com o calendário eleitoral, os vereadores poderão trocar os partidos do dia 5 de março até o dia 3 de abril, isso deve causar uma debandada de parlamentares de algumas legendas, levando em consideração eleitoral em cada município. Uns por problemas partidários, outros por perceptivas eleitorais.

Um dos principais motivos da troca não tem nada haver com ideologia partidária, mas pela viabilidade eleitoral. Acontece que este ano para as eleições do legislativo não haverá coligações, cada partido terá que sair em faixa própria, e os pretensos candidatos farão as contas para saber se a legenda tem condição de atingir o quociente eleitoral: número mínimo de votos para eleger um candidato.

Portal Vale Notícias

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com