Cacimbas, Serra Grande e Quixabá vão receber fiscalização especial do CGU



Os municipios paraibanos de Cabimbas, Serra Grande e Quixabá, localizados no Sertão, respectivamente, a 296,8, 465,6 e 316,2 quilômetros de João Pessoa, foram sorteadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) nesta segunda-feira, dia 5, para receber a fiscalização especial visando a inibir a ocorrência de irregularidades na administração pública. Em todo o país, foram sorteadas 60 cidades.

O município de Cacimbas possui o total de 6.787 habitantes, enquanto que Serra Grande tem 3.038 moradores. Já Quixabá possui 1.433 moradores.  O programa de fiscalização da CGU foi criado em abril de 2003 e faz a escolha pelo mesmo sistema de sorteio das loterias da Caixa Econômica Federal.

O objetivo é definir o uso correto dos recursos públicos federais.

Nos municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes serão fiscalizadas as áreas de segurança pública, indústria, ciência e tecnologia, assistência social, educação e saúde e nos que tenham mais de 100 mil habitantes, as de segurança pública, indústria, ciência e tecnologia e saúde.

Este ano a fiscalização incluiu 1.581 municípios, ou 28,4% do total. De acordo com a CGU, as operações realizadas até o ano passado resultaram na aferição do emprego de R$ 8,2 bilhões.

O resultado do trabalho da Controladoria-Geral da União é encaminhado aos ministérios gestores das políticas públicas, que adotam as medidas cabíveis para as irregularidades encontradas.

Assessoria