Politica

Base do SAMU de Matureia é aprovada em vistoria de regulação

O procedimento é requisito para dar início ao funcionamento da base

ÓTICAS GUIMARÃES

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Matureia passou por uma vistoria de regulação pela Coordenação Geral do SAMU nesta segunda-feira (18). O procedimento é requisito para dar início ao funcionamento da base.

A estrutura da base foi aprovada com a assinatura do termo de compromisso da base do SAMU de Matureia, como pertencente à regional do SAMU de Patos – PB, em responsabilizar-se junto a Central de Regulação de Urgência (CRU) nos quesitos preconizados pelo Ministério da Saúde. A previsão é que seja iniciado o funcionamento da base no próximo mês de outubro.

Dentre os compromissos firmados, estão o contato frequente entre as coordenações sobre dados epidemiológicos; padronização visual de profissionais e instrumentos atrelados ao serviço; manutenção do veículo; treinamento e a constante capacitação dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação para o serviço.

Os profissionais de saúde que irão compor a equipe da base SAMU de Matureia participaram do curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), voltado ao atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores puderam conhecer as principais técnicas e procedimentos no transporte e atendimento pré-hospitalar de pacientes, com conhecimento teórico e simulações, colocando em prática protocolos que devem ser feitos para salvar vidas.

O projeto para implantação da base do SAMU em Matureia foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado à Comissão Intergestores Regional (CIR) em Patos – PB e, posteriormente, enviado à Comissão Intergestores Bipartites (CIB) em João Pessoa – PB, recebendo a aprovação final no ano de 2020.

Assessoria 


Mostrar mais
 
Botão Voltar ao topo