Barcelona demite Quique Setién após eliminação humilhante na Champions e inicia mudanças

Quique Setién cabisbaixo durante Barcelona 2 x 8 Bayern de Munique Rafael Marchante / Getty Images



A bola mais cantada dos últimos meses no futebol europeu aconteceu neste domingo: o técnico Quique Setién foi demitido do Barcelona.

A notícia foi dada pelo presidente da equipe blaugrana, Josep Maria Bartomeu, em entrevista à rádio Cadena COPE.

Setién é o 1º a perder emprego após a humilhante goleada por 8 a 2 para o Bayern de Munique, na última sexta-feira, em Lisboa, em jogo que confirmou a eliminação do Barça na Champions League.

A tendência é que outros, desde dirigentes até jogadores, também sigam o treinador.

O resultado surpreendente e elástico foi a gota d’água de uma relação já desgastada entre técnico e clube, que, apesar do contrato até junho de 2021, decidiu romper o acordo e iniciar a procura por um novo comandante.

Setién chegou ao Barcelona em 14 de janeiro, como aposta para melhorar o trabalho deixado por Ernesto Valverde e recuperar um pouco da filosofia culé, de jogo propositivo e envolvente, após meses sem brilho com o antigo treinador.

O que aconteceu, porém, não foi o que a diretoria esperava. Sob nova direção, o Barcelona manteve a inconstância, teve uma queda de rendimento no retorno do futebol, após o pico da pandemia de COVID-19, e perdeu a disputa com o Real Madrid pelo título de LaLiga.

O vice-campeonato causou ruídos no vestiário, a ponto de Lionel Messi dizer publicamente que as coisas no Barcelona não andavam bem desde janeiro, justamente o mês em que Setién chegou ao Camp Nou. A equipe ainda conseguiu bater o Napoli, pelas oitavas da Champions, mas caiu em seguida de forma humilhante.

Foram 25 jogos de Quique Setién à frente do Barcelona, com 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 69,3%.

Ele agora fica livre para procurar um outro clube – antes do Barça, dirigiu Betis, Las Palmas e outras equipes menores da Espanha.

Já o Barcelona inicia a busca por um novo treinador, que possa juntar os cacos e montar uma equipe mais consistente na próxima temporada.


ESPN.com.br




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.